Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/02/2023 às 18h41min - Atualizada em 10/02/2023 às 18h41min

Primeira escola municipal de período integral é inaugurada em Uberlândia

Instituição fica localizada no bairro Grand Ville e atenderá 200 alunos em horário estendido

SÍLVIO AZEVEDO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
A estrutura da escola é composta por 12 salas de aula | Foto: PMU/Divulgação

Foi inaugurada a primeira escola municipal de período integral, em Uberlândia. A instituição fica localizada no bairro Grand Ville e atenderá alunos do 1° ao 5° ano. As inscrições para ocupação de vagas começam na próxima semana. 

A cerimônia de entrega da Escola Municipal Doutor Afranio de Freitas Azevedo aconteceu na tarde desta sexta-feira (10). Segundo a Prefeitura de Uberlândia, a instituição  atende crianças do bairro Grand Ville, Dom Almir, São Francisco, Prosperidade e Aclimação, na zona leste da cidade.

A estrutura da escola é composta por 12 salas de aula, quadra poliesportiva coberta, laboratórios de informática, ciências e matemática, biblioteca, auditório, cantina e a área administrativa. A área total da unidade é de 23 mil m², sendo 3,2 mil m² de área construída.

As aulas de tempo regular já começaram na última segunda-feira (6) e as atividades de horário estendido serão iniciadas em 28 de fevereiro. Quando entrar em aplicação, a grade do contraturno será composta por "Leitura e Produção de Texto", "Laboratório de Matemática", "Esporte e Recreação", "Educação para Cidadania" e "Culturas e Saberes em Arte".

“O atendimento é para crianças do 1° ao 5° ano. As que estiverem no contraturno, terão reforço, atividades de casa, prática de esportes, tecnologia e refeições. Serão várias refeições ao longo do dia no período que ficarem na escola”, explicou a secretária Municipal de Educação, Tânia Toledo.

Das 700 vagas disponibilizadas na escola, 200 são exclusivas para atendimento em período integral. Para ocupar uma vaga, a criança já precisa estar matriculada na instituição e os pais têm que realizar uma inscrição. As famílias que fazem parte do Cad-Único terão prioridade no processo de seleção. As inscrições começam na próxima segunda-feira (13) e seguem até a quarta-feira (15), e devem ser feitas de forma presencial na escola.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

 

ACEITAÇÃO
A cuidadora de crianças, Rosangela Gonçalves da Cunha, de 32 anos, é mãe da Nicole, que está no 1º ano do ensino fundamental na escola. Para ela, o ensino integral poderá ajudar na ocupação educativa da filha.

“Eu achei boa a escola, os funcionários são atenciosos conosco. Estou achando uma maravilha a possibilidade da minha filha ter o contraturno para, enquanto eu estiver trabalhando, ela fique em um local seguro e, o melhor, aprendendo. Não na rua”, disse Rosângela.

Um dos alunos que acompanhou a inauguração foi Pedro Leonardo Silva Lima, de 11 anos, que está no 5º ano. Ele também aguarda ansioso para o início das aulas de contraturno. “A escola é boa e já fiz muitos amigos na minha sala. Estou achando bom pra entrar no período integral porque quero aprender a desenhar, que eu gosto”.

Questionada sobre a possibilidade de novas unidades de ensino integral na cidade, a secretária de Educação afirmou que é de interesse do Município, mas a princípio, não existe planejamento para outra instituição do tipo. 

NOME DA ESCOLA
A unidade inaugurada homenageia o cirurgião plástico nascido em Uberlândia e ex-secretário municipal de Educação, Afranio de Freitas Azevedo, que faleceu em 2015 aos 75 anos de idade. Tendo assumido a pasta em quatro ocasiões diferentes, ele compôs a equipe do prefeito Odelmo Leão em seus dois primeiros mandatos frente à Prefeitura de Uberlândia (2005-2008 e 2009-2012), fazendo parte da reestruturação física e pedagógica da educação municipal.

Os familiares de Afranio estiveram presentes na inauguração da escola. Eliane Hugueney Santos, viúva do homenageado, ficou emocionada com a cerimônia. “Agradeço de coração aberto e sei que a educação de Uberlândia era uma antes e outra depois do Afrânio”.


VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90