Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/02/2023 às 13h00min - Atualizada em 11/02/2023 às 13h00min

Censo 2022: cerca de 17 mil domicílios não foram recenseados em Uberlândia

Até o momento, pesquisa foi realizada em 93% das residências da cidade; instituto fará nova tentativa de coleta de dados até o fim do mês

SÍLVIO AZEVEDO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Até o momento, pesquisa foi realizada em 93% das residências da cidade | Foto: PMU/Divulgação

Cerca de 17 mil domicílios de Uberlândia não foram recenseados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número foi apresentado na tarde desta quinta-feira (9), na 3ª reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2022, realizada no auditório da Prefeitura. 

Segundo o instituto, Uberlândia tem 336.653 residências, sendo que 271.631 estão habitadas por moradores, ou seja, elas estão aptas para entrar na estatística do Censo. Até o momento, 93% desses domicílios foram recenseados. 

De acordo com o coordenador de área do IBGE, Daniel Nunes de Souza, a meta é alcançar, no mínimo, 95% dos domicílios e, para isso, o trabalho de coleta dos dados continua nos próximos dias. Os números finais da pesquisa devem ser enviados até 28 de fevereiro.

“As residências que ainda não foram recenseadas foi porque os moradores não foram encontrados ou as pessoas se recusaram a responder o questionário. Sendo assim, a gente iniciou o trabalho no começo da semana. Temos uma equipe de coordenadores e recenseadores nas ruas para essa revisão. Estamos revisitando esses domicílios para ver se conseguimos encontrar os moradores, principalmente os ausentes”.

Os moradores que não responderam ao questionário do Censo 2022 podem solicitar a visita do recenseador através dos telefones 137 ou (34) 99168-8739, até dia 28 de fevereiro. 

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

 

OUTRAS RESIDÊNCIAS
Do total de residências na cidade, 44.967 estão vagas, 19.635 são de habitantes flutuantes, aqueles que estão na cidade para trabalho ou estudo, e 466 são de outros tipos, como improvisadas e coletivas. De acordo com o IBGE, esses imóveis não entram na estatística do Censo. 

“Em relação aos habitantes flutuantes, são moradores que estão no município por trabalho ou estudo. Mesmo que eles utilizem os serviços públicos da cidades, por questões metodológicas do IBGE, não são contabilizados aqui, mas no município de origem. Sabemos que essa população está aqui, mas não são contadas”, explicou Daniel Nunes de Souza.

HABITANTES
Ainda durante a reunião, o IBGE confirmou a prévia populacional de Uberlândia em 725.536 habitantes, assim como divulgado em dezembro de 2022. O instituto revelou ainda que a cidade tem uma média de 2,66 moradores por residência. 

Ainda de acordo com o instituto, das residências onde a entrevista foi realizada, 680.443 moradores foram recenseados. A prévia populacional é baseada na quantidade de habitantes já incluídos no Censo mais a média de moradores dos domicílios em que a pesquisa ainda não foi feita.  

“Os 680 mil são as pessoas que responderam efetivamente ao IBGE. A diferença está nas pessoas que estão nos domicílios não recenseadas. O IBGE vai fazer um tratamento estatístico para inserir essas pessoas. Não é justo que o Município perca recursos, informações importantes, porque pessoas se recusaram ou, por algum outro motivo especial, não puderam responder”. 


VEJA TAMBÉM:


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90