Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/02/2023 às 18h24min - Atualizada em 08/02/2023 às 18h24min

Bombeiros de Minas Gerais vão ajudar nas buscas após terremoto na Turquia

Seis militares mineiros do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres serão enviados ao local; tragédia matou mais 11 mil pessoas

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Militares do estado vão se juntar a equipes de São Paulo e do Espírito Santo em comitiva coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação | Foto: CBMG/Divulgação

Para auxiliar nas buscas e resgate de vítimas do terremoto que atingiu Turquia e Síria, na última segunda-feira (6), seis militares do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad), do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, integração, junto com oficiais de São Paulo e Espírito Santo, uma comitiva de trabalho nos países atingidos pela tragédia que já deixou mais de 11 mil mortos.

 

Os trabalhos dos militares serão coordenados pela Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, e serão enviados à Turquia.

 

Os militares mineiros já estão em São Paulo, de onde partirão para a Turquia em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). A corporação segue como referência nesse tipo de atendimento e conta com a expertise de especialistas que atuaram em grandes ocorrências internacionais, como em Moçambique e no Haiti, também devastados por desastres naturais.

 

A equipe mineira será chefiada pelo major Heitor Mendonça e atuará junto aos outros militares brasileiros em ações de gestão em desastres, aplicando o conhecimento de busca em escombros, além de contribuir com planejamento e inteligência, mapeamento estratégico, georreferenciamento, busca aérea, distribuição de alimentos, desobstrução de vias, dentre outras missões.

 

Como existem chances de encontrar sobreviventes, os militares terão equipamentos autossuficientes de iluminação, equipamentos alimentados por baterias, martelo rompedor, entre outras ferramentas específicas para as buscas.

 


 
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90