Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/02/2023 às 11h00min - Atualizada em 11/02/2023 às 11h00min

Em ação preventiva para o Carnaval, ambulatório de Uberlândia realiza testes rápidos de IST

Ação acontece de 14 a 17 de fevereiro na Tubal Vilela e em outros locais da cidade

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Coordenadora do programa alerta sobre relações desprotegidas e primeiro carnaval após a pandemia I Foto: Araípedes Luz/Secom/PMU

Os profissionais da saúde do Ambulatório Municipal de Moléstias Infectocontagiosas Herbert de Souza (IST/Aids) irão intensificar, a partir da próxima terça-feira (14), as atividades de orientação, prevenção e conscientização à população sobre as infecções sexualmente transmissíveis. A ação é feita às vésperas das festas de Carnaval e acontece em três locais de Uberlândia.

 

As atividades acontecem até 17 de fevereiro com a realização de teste rápido para detecção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), distribuição de preservativos e orientações sobre prevenção e cuidados após exposições de risco. Nos dias 14 e 15, os profissionais do ambulatório estarão na Praça Tubal Vilela, das 12h às 16h. No dia 16, as atividades acontecem na Entidade Assistencial Capajá, a partir das 13h30. Já no dia 17, a equipe estará na Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/ Aids (RNP+), das 13h30 às 16h30.

 

De acordo com a coordenadora do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, Cláudia Spirandelli, a reflexão sobre o tema nesta época do ano é fundamental. “O carnaval é um período de festa, na qual as pessoas estão mais abertas para se relacionar. Além do mais, esse é o primeiro carnaval após a pandemia, por isso é importante reforçar para que a população não se descuide e que curta o feriado com orientação sobre as formas de prevenção”, destacou.

 

Para realizar o teste, basta apresentar um documento com foto, e o resultado sai entre 15 e 20 minutos. Os enfermeiros coletam uma gota de sangue, que é colocada em uma lâmina junto com os reagentes. Quando o resultado é positivo para qualquer uma das ISTs, o paciente já é acolhido pela equipe do Ambulatório para receber as primeiras informações e agendamento de consultas médicas.

 

A coordenadora também pontuou que as pessoas que tiveram relação sexual desprotegidas realizem os testes rápidos. “Além do HIV, existem outras doenças transmitidas. Ter o diagnóstico precoce é fundamental para evitar outras transmissões, além de receber tratamento adequado.” Mais informações podem ser esclarecidas no telefone (34) 3215-2444.


CRONOGRAMA

14 e 15/2 – Praça Tubal Vilela
• Horário: das 12h às 16h

16/2 – Entidade Assistencial Capajá

• Local: Rua Serra Gradaus, 467 – B. Seringueiras, a partir das 13h30

17/2 – Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/ Aids (RNP)

• Local: Rua Ya Nasso, 376 – B.: Bairro Planalto


Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Passageiro é flagrado colocando corpo para fora de ônibus em movimento, em Uberlândia


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90