Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
03/02/2023 às 16h05min - Atualizada em 03/02/2023 às 16h05min

Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia, pode ter nome alterado mais uma vez; entenda

Projetos de lei que tramitam na Câmara Municipal pretendem fazer uma homenagem ao Rei Pelé, dando um novo título à arena de futebol

SÍLVIO AZEVEDO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Com capacidade para comportar até 40 mil pessoas, estádio está entre os 10 maiores do país I Foto: SECOM/PMU
A Câmara Municipal está avaliando dois projetos de lei que pretendem dar um novo título ao Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia. As propostas, que ainda precisam passar por aprovação das comissões legislativas antes de ir à votação, sugerem que a arena de futebol receba o nome de Edson Arantes do Nascimento, o ‘Rei Pelé’. O objetivo, segundo os autores da proposta, seria prestar uma homenagem ao ícone do futebol brasileiro, que morreu em dezembro do ano passado, aos 82 anos.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 
A iniciativa é de autoria dos parlamentares Antônio Augusto Queijinho (Cidadania) e Odair José (Pros). Ambos apresentaram projetos no mesmo sentido. A primeira proposta foi protocolada pelo vereador Queijinho e prevê a troca do nome do estádio, que passaria a se chamar “Estádio Municipal Edson Arantes do Nascimento - Pelé”.
 
O projeto de Odair José também inclui o nome do ‘Rei do Futebol’, mas mantém o título de Parque do Sabiá. Caso seja aprovada, a iniciativa alteraria a arena para “Estádio Municipal Parque do Sabiá - Edson Arantes do Nascimento - Rei Pelé”. O vereador também sugere, além disso, a construção de um monumento simbolizando a passagem do Rei do Futebol por Uberlândia na década de 80.
 
O monumento ilustraria a bola de futebol que Pelé assinou na época e seria colocado no rol de entrada no estádio. O projeto prevê ainda uma galeria em homenagem ao ex-atleta, com exposição de suas passagens pelo município e seus principais feitos no esporte, além da instalação de uma placa com informações da totalidade de gols alcançados por Pelé durante a carreira.
 
As duas propostas foram encaminhadas para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara. Segundo o regimento interno da Casa, quando há projetos com igualdade de conteúdo, o que foi protocolado primeiro deverá ser votado no plenário e o outro arquivado.
 
Caso a mudança seja aprovada, esta poderá ser a terceira vez em que o estádio uberlandense tem o nome alterado após sua inauguração, em 1982, quando foi denominado Estádio Municipal Parque do Sabiá. Em 1989, uma lei sancionada pelo prefeito Virgílio Galassi, homenageou o então presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), intitulando a arena de João Havelange.
 
Em 2015, houve uma nova mudança. Com o ex-dirigente tendo o nome envolvido em escândalos de corrupção, um projeto de 2015 devolveu ao estádio, o seu nome original, que segue até os dias atuais. Com capacidade para receber 40 mil pessoas, o local está entre os 10 maiores estádios do país, segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).


VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90