Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/02/2023 às 13h00min - Atualizada em 05/02/2023 às 13h00min

Momento de emoção: paciente com câncer recebe visita dos 'filhos de quatro patas', em Uberlândia

Leilimar Rosa, de 50 anos, está em tratamento paliativo contra a doença e teve a chance de rever os dois cachorrinhos, nesta semana

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Loope e Zyg foram ao complexo hospitalar receber e retribuir o carinho da dona I Foto: DIVULGAÇÃO
Em tratamento paliativo contra o câncer, a paciente Leilimar Alves Rosa Castro, de 50 anos, ganhou uma visita muito especial nesta semana. Loope e Zyg, seus “filhos de quatro patas”, da raça shih-tzu, estiveram em um hospital particular de Uberlândia, onde a mãe está internada, para dar muito carinho e também receber o afago da dona, um momento que emocionou familiares e equipes da unidade.
 
O encontro foi no Jardim da Cura, no hospital MadreCor, espaço reservado para os pacientes, que tem como objetivo proporcionar aos enfermos um contato maior com a natureza, fora dos ambientes dos quartos. 
 
Levada ao espaço no próprio leito, Leilimar teve a oportunidade de rever os “filhos de quatro patas”, como ela os trata. “Foi um momento emocionante”, conta Carlos Alves de Sá, marido da paciente que, com a ajuda e a companhia do filho da paciente, levou os peludinhos ao encontro da esposa.
 
“Ao longo da internação, todas as vezes que nós citávamos o nome dos cachorrinhos, ela se animava. Eles têm um significado enorme para ela, que os trata como filhos. Percebemos que ela queria muito vê-los. Então, o Madrecor oportunizou esse encontro e isso fez muito bem a ela e a todos nós da família. Quando chegamos perto dela com os cães, ela sussurrou: “meus filhos. Foi emocionante”, disse.
 
Leilimar Alves Rosa Castro teve o diagnóstico de neoplastia de útero metastático em 2021 e, desde o dia 24 de janeiro, está internada no hospital particular para os cuidados paliativos, recebendo uma assistência por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida da paciente e de familiares.

CONFIRA O VÍDEO:

Divulgação/MadreCor
 
Segundo o diretor técnico do hospital, Fernando Augusto Almeida, a visita dos cães ocorreu dentro do projeto “Realize um Sonho”, cujo objetivo é proporcionar momentos especiais para os pacientes, contribuindo para uma saúde de qualidade. “Como temos o Jardim da Cura, podemos tranquilamente trazer animais para alguns pacientes de longa permanência, quando não há contraindicação”, explicou.
 
O executivo do hospital comentou o quanto foi importante realizar a ação. “Como diretor e apaixonado pelas minhas duas cachorrinhas, Chanel e Tiffany, digo que de nada adianta sentir compaixão por alguém se a pessoa não provocar uma ação que ajude efetivamente quem precisa. No momento, a dona Leilimar não precisava de um médico e de medicamentos, mas sim do amor dos seus familiares e dos seus cachorrinhos. Nossa missão também é essa, dar conforto quando não há cura”, finalizou.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90