Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/02/2023 às 10h45min - Atualizada em 02/02/2023 às 10h45min

Polícia Militar recebeu mais de 100 falsas denúncias de crime em 2022; corporação faz alerta à população

Prática delituosa prevê pena de um a seis meses ou multa

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Ato tem acontecido com a tentativa de emitir ou isentar emissão de documentos, segundo o capitão Lopes I Foto: Reprodução/Polícia Militar

A 9ª Região de Polícia Militar (RPM) emitiu um alerta, nesta quarta-feira (1º), para a incidência de falsas denúncias de crime em Uberlândia. De acordo com a unidade, 103 ocorrências da infração foram registradas em 2022 na cidade, o que tem atrapalhado a atuação da corporação no município.

Segundo o responsável pela comunicação da PM, capitão Lopes, a prática tem ocorrido em especial motivada pela isenção ou gratuidade na emissão de novos documentos, desde que haja um crime pretérito relatado. Além do ato resultar em responsabilização criminal, ele também tira da sociedade uma equipe de militares que estará sendo empenhada em algo fantasioso, trazendo prejuízos na prestação de serviços na segurança pública.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Em comunicado enviado à imprensa, Lopes afirmou que o delito acontece com frequência em Uberlândia. "A falsa denúncia de crime é quando alguém intencionalmente inventa algum tipo de delito por diversas razões. O que mais vem se destacando é quando alguém quer gratuidade na emissão de documento e inventa algum crime pretérito. Isso não deve ocorrer. Trata-se de uma contravenção penal com pena de crime de um a seis meses ou multa. Isso tira da sociedade uma guarnição da PM ao atender uma ocorrência fantasiosa e deixa de atender uma ocorrência real", detalhou.

VEJA TAMBÉM:

Uberlândia registra quatro mortes e 1,4 mil casos de covid-19 em uma semana


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90