Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/01/2023 às 13h45min - Atualizada em 27/01/2023 às 13h45min

Conheça maneiras práticas de como economizar na cozinha!

Faça suas receitas favoritas com mais economia

PUBLIEDITORIAL
FREEPIK
Muito bem, os preços dos alimentos e ingredientes não param de subir e todos temos que nos alimentar diariamente. Mas como economizar na cozinha sem perder o sabor e a qualidade?

Pois saiba que existem várias maneiras muito práticas e fáceis que podemos praticar para reduzir o custo com nossa alimentação e
economizar dinheiro.

Então, para facilitar sua vida, elaboramos uma lista de sugestões para você seguir e saber como fazer economia na hora de cozinhar.

São ideias práticas que fazem com que, no final das contas, seja possível gastar menos, cozinhar com muito sabor e economizar na cozinha. Vamos conferir!
 
Dicas para economizar na cozinha

Muito bem, existem várias práticas que nos fazem gastar menos na hora de fazermos as compras de alimentos e ingredientes.

E também algumas sugestões na hora de cozinhar que levam ao aproveitamento melhor dos alimentos e evitam desperdícios. Então, vamos saber mais!

Na hora das compras
Pois bem, para economizar nas compras para a nossa cozinha, devemos ter em mente alguns detalhes que nos ajudam a poupar dinheiro.
  • Em primeiro lugar, organize seu cardápio de forma a aproveitar ao máximo os ingredientes que vai precisar comprar.
  • Escolha receitas com o mesmo ingrediente, pois isto já garante uma boa economia. Assim, não será preciso várias idas ao supermercado, que acabam levando à compra de itens desnecessários. O ideal é fazê-las no máximo uma vez por semana.
  • Dê preferência para os produtos em promoção, como comprar frutas, verduras e legumes da época, que em geral são mais baratos. Isso faz você economizar muito na cozinha.
  • Além disso, não vá ao supermercado com fome, pois isto também leva a adquirir produtos pelo impulso de saciar a vontade de comer!
Guardar e armazenar os alimentos
Então, é preciso guardar e armazenar os alimentos corretamente. Isso evita que eles estraguem antes do tempo e tenham que ser descartados, gerando desperdícios desnecessários.

Por outro lado, mantenha a geladeira e o freezer da sua cozinha sempre limpos para economizar no gasto de energia. Além disso, congele os alimentos o mais rápido possível evitando que estraguem antes do tempo.

E ainda, para descongelar, retire o alimento do freezer com antecedência e descongele em temperatura ambiente, pois assim você também irá economizar na energia gasta pelo micro-ondas para fazer o descongelamento.


E mais, se houver alimentos que devem ser cortados, isso deve ser feito de uma só vez antes de armazená-los, garantindo assim sua utilização mais rapidamente.

Na hora de cozinhar
Pois bem, como economizar na cozinha? Embora não pareça, algumas práticas simples fazem com que tenhamos um bom controle de gastos na hora de cozinhar. Confira!
  • Por exemplo, escolha receitas que podem ser feitas em maior quantidade e que rendam mais de uma refeição. Com isso, você poupa gás e também o seu precioso tempo;
  • Uma das sugestões mais importantes é evitar o desperdício de alimentos, reaproveitando ao máximo aquilo que for possível. Desse modo, congele talos e folhas dos vegetais para reaproveitá-los em sopas ou outras receitas;
  • Ao cozinhar carnes e legumes, reserve o caldo que também pode ser utilizado para fazer angu, sopas ou risotos;
  • Ainda, quando for utilizar o forno, procure assar vários pratos ao mesmo tempo e assim economizar no consumo de gás da cozinha; por exemplo, torradas e bolo;
  • No fogão, mantenha as panelas sempre tapadas para acelerar o processo de cozimento e economizar também no gás;
  • Dê preferência em fazer bolos e sobremesas em casa, pois além de ser mais barato, eles ainda ficam muito mais saborosos.
Reaproveitando sobras de alimentos
Enfim, sempre que possível deve-se reaproveitar as sobras de alimentos. Afinal, você pode fazer lanches deliciosos com pães amanhecidos e aproveitar sobras de queijos, carnes e outros alimentos. É só usar a imaginação!

Assim, reaproveitar sobras das refeições adicionando novos ingredientes e criando novos pratos também é uma forma de economizar na cozinha e fazer uma
alimentação mais barata e saudável.

Por outro lado, nunca deixe os alimentos fora da refrigeração, pois eles se deterioram muito mais rápido. Dessa forma, você evita descartá-los.

Validade dos alimentos
Pois bem, ao fazer as compras dos alimentos que possuam validade de uso, procure organizá-los em ordem pela data de vencimento.

Assim, sempre que possível, utilize os produtos que estão próximos de vencer para evitar a perda deles.

Então, ao fazer compras, fique atento. Alguns alimentos estão em oferta ou promoção pois estão com o prazo de validade se esgotando.

Neste caso, vale a pena comprar. Porém, não se esqueça de utilizá-los o mais rápido possível antes que percam a validade.

Conclusão
Pois então, como podemos verificar pelo que foi dito acima, não é preciso grandes malabarismos e fórmulas mágicas para saber como economizar na cozinha.

Afinal, são práticas fáceis e que você deve ter sempre em mente. Desse modo, poderá garantir uma boa economia.

Por outro lado, uma boa maneira de economizar na cozinha é aproveitando as sobras de alimentos. Então, confira a receita abaixo que utiliza a casca da banana!

Dica de receita com reaproveitamento de alimentos 
O reaproveitamento de alimentos pode ser uma saída para você economizar ainda mais na sua cozinha. 

Reaproveitar ingredientes pode te ajudar a criar pratos novos, gostosos e evitar o desperdício de comida. Então, confira a seguir uma receita deliciosa que aproveita a casca da banana!

Bolo de banana com casca
Assim, utilize a casca da banana para economizar na cozinha e fazer este bolo delicioso, macio e muito fácil de preparar. Confira!
Ingredientes:
  • 1 ¼ xícara (chá) de banana bem madura com a casca (200 gramas);
  • 2 ovos; 
  • 1 xícara (chá) de açúcar refinado;
  • ¾ xícara (chá) de óleo;
  • 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 50 ml de água;
  • 1 colher (chá) rasa de canela em pó;
  • 1 colher (sopa) rasa de fermento químico em pó.
Modo de preparo:
  1. Em primeiro lugar, corte a banana em rodelas com a casca e coloque no liquidificador.
  2. Em seguida, adicione os ovos, o açúcar e o óleo e bata por 5 minutos.
  3. Então, coloque a mistura numa vasilha e acrescente a água, a farinha de trigo, a canela e o fermento em pó.
  4. Misture com um fouet por 1 minuto aproximadamente, até a massa ficar homogênea e lisa.
  5. Por fim, coloque a massa em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 40 minutos.
  6. Retire o bolo do forno, espere esfriar e desenforme. Bom apetite!
Então, com as dicas acima, você consegue economizar na cozinha e também evitar o desperdício!

Essa publicação é de responsabilidade do autor e não representa necessariamente a opinião do Diário de Uberlândia






 












 
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90