Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/01/2023 às 16h15min - Atualizada em 26/01/2023 às 16h15min

Moto barata: guia para comprar sem erro

Descubra como comprar moto barata e onde fazer isso

PUBLIEDITORIAL
Foto: Pixabay

“Preciso comprar moto barata, mas não acho preços que valham a pena”. Esta é uma realidade que acomete muitos dos motociclistas que querem adquirir sua primeira moto ou estão buscando trocar de motocicleta.

 

Por isso, hoje você vai acompanhar conosco as principais dicas de como comprar uma moto barata, além de saber quais são os melhores lugares para que você realize o melhor negócio com as condições mais seguras disponíveis no mercado de compra e venda de motos.

 

Onde comprar motos baratas
O mercado de compra e venda de motos foi se atualizando com o tempo. Antigamente encontrávamos anúncios de venda de motos até mesmo em postes elétricos nas ruas.

 

Já entramos na era da informação, então a internet é o maior veículo de negócios para compra e venda de veículos atualmente, principalmente seminovos e usados.

 

Porém, isto não significa que você comprará uma moto de alguém pela internet apenas, e ela chegará na sua casa, como uma compra de varejo. É necessário atenção e cuidado na hora de negociar e finalizar a compra.

 

Veja algumas dicas de como e onde comprar motos baratas pela internet.

 

Leilões
Atualmente é possível comprar motos de leilão pela internet de maneira simples e segura. Leilões acontecem de forma virtual ou híbrida, presencial e online ao mesmo tempo.

 

Para participar, primeiramente você deve acessar o site da leiloeira responsável pelo pregão. Após realizar o cadastro com todas as informações necessárias, você poderá participar oferecendo lances pelos lotes.

 

Os preços praticados nos leilões são os menores valores do mercado para se comprar motos baratas. Aliás, saiba que muitas delas não são motos com problemas de manutenção, então podem ser super baratas e com funcionamento pleno.

 

As origens dos lotes variam muito, podendo vir de órgãos de trânsito, seguradoras, bancos e financeiras. Por isso, as condições em que a moto se encontra devem ser verificadas em visita prévia ao pátio do leilão, anunciado pela leiloeira. 

 

Lembrando que para compras em leilão o lance oferecido deve ser pago à vista. Caso você precise completar o orçamento para realizar a compra final, existem opções de empréstimo disponíveis no mercado que te ajudarão a alcançar esse sonho.

 

Concessionárias 
Atendendo até mesmo quem procura por motos novas, as concessionárias possuem modelos que, somados à garantia, podem valer muito a pena no custo benefício final.

 

Por vezes priorizando um valor baixo, acabamos entrando em algumas enrascadas que podem acabar configurando um mau negócio no futuro, às vezes nem tão distante.

 

A pesquisa que o comprador precisa fazer para encontrar os melhores preços e condições de pagamento pode acontecer também pela internet. Afinal, muitas revendedoras utilizam sites de compra e venda de veículos para anunciar suas motos a preços bastante competitivos.

 

Por isso, caso você encontre uma moto barata de revendedores e fique interessado, entre em contato e realize uma negociação.

 

Lembre-se que motos vendidas por revendedoras encontram-se com documentação regularizada e com a mecânica revisada, então os preços podem ser maiores do que se negociados com pessoas físicas.

 

Pessoa Física

Geralmente este é o modo mais praticado de compra e venda de motos usadas no Brasil. No entanto dentre todas é a que apresenta a maior porcentagem de insegurança na hora de realizar um bom negócio.

 

A falta de garantia, a possibilidade de ser vítima de uma fraude ou estelionato, adquirir a moto com dívidas, entre outros: este conjunto de fatores faz com que a compra de motos baratas seja algo a ser realizado com extrema cautela.

 

Pesquisar sobre o vendedor e garantir que você tenha todos os dados de contato é primordial. Realizar a transferência da documentação é obrigatório por lei, então nunca aceite apenas pagar o valor sem que a transferência do documento esteja em realização.

 

Leve a moto em um mecânico de sua confiança para que ele verifique as condições em que ela se encontra, de maneira que você tenha um aval do mecânico sobre o funcionamento e histórico de manutenções da moto.

 

Cuidados ao comprar uma moto barata
Agora que sabemos em quais lugares comprar e quais os riscos que alguns deles podem oferecer é importante saber algumas dicas sobre como comprar, independentemente de onde seja.

 

Então, confira conosco algumas dicas sobre cuidados necessários na hora de compra uma moto barata.

 

Negociar com pessoas físicas ou em leilões

Se for fazer isso, informe-se sobre o número do chassi da moto e realize uma consulta ao departamento de trânsito de seu estado. Caso a moto tenha alguma passagem prévia por leilão, acionamento de sinistro ou apreensão, isto estará registrado junto ao histórico dela.

Não assuma dívidas 

 

Evite assumir motos que tenham alguma dívida ativa. Por vezes o baixo preço pode ser muito atrativo, mas a dor de cabeça ao assumir dívidas que não eram suas pode não compensar o desconto inicial.

 

Confira a existência da moto

Nunca realize compras totalmente online. Por se tratar de um bem físico, você precisa conferir a existência da moto e do comprador, então nunca deposite ou transfira qualquer quantia de dinheiro sem antes ter visitado presencialmente a moto e ter conhecido o vendedor ou representante comercial responsável pela venda.

Consulte o CNPJ da revendedora

 

É possível sofrer golpes até mesmo de revendedoras que aparentam ser regularizadas. Por isso é importante consultar o número do CNPJ da revendedora que está oferecendo o menor preço da moto de seu interesse, e saber se ela possui histórico de reclamação de compradores anteriores.

 

Não pague adiantado

Em hipótese alguma realize o pagamento ou sinal adiantado do valor da moto sem que você e o comprador estejam já em fase de transferência da documentação da moto. Este é um dos golpes mais frequentes no universo de crimes cometidos em compra e venda de veículos.

Como saber se a moto realmente está barata?

Por fim, após saber todas as dicas essenciais para realizar um bom negócio, fica o questionamento: como vou saber se a moto realmente está mais barata?

 

É importante pesquisar com afinco o preço médio praticado pelo modelo da moto que você está buscando. E para isso temos à nossa disposição uma série de ferramentas.

 

A mais comum certamente é a tabela FIPE, que vai indicar mês a mês quais são os preços médios (e não preços exatos) que os veículos no Brasil têm sido comercializados.

 

Você consegue consultar também observando nos mais diversos sites de compra e venda de motos, por quanto as pessoas físicas e revendedores autorizados têm oferecido suas motos. 

 

Dessa maneira é possível comparar a partir do preço médio do modelo, e saber se o valor que você tem encontrado está verdadeiramente abaixo do que tem sido praticado no mercado de compra e venda de motos.
 

 
Essa publicação é de responsabilidade do autor e não representa necessariamente a opinião do Diário de Uberlândia.

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90