Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/01/2023 às 10h45min - Atualizada em 23/01/2023 às 10h45min

Professor da UFU assume cargo no Ministério da Saúde

Nilton Pereira Júnior integra o Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Médico sanitarista será responsável por formular e coordenar políticas de atenção hospitalar I Foto: Milton Santos/Arquivo Portal Comunica

O professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/UFU), Nilton Pereira Júnior, foi nomeado diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência, órgão vinculado à Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, do Ministério da Saúde. A cessão foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (23).

O departamento atua diretamente na gestão hospitalar. O órgão é responsável por formular e coordenar políticas e programas de atenção hospitalar e domiciliar e tem atribuição de atuar em catástrofes e pandemias. Além disso, é responsável pelo gerenciamento do atendimento nos serviços de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS). “É uma grande honra e uma imensa responsabilidade fazer parte da gestão federal do SUS, em um cenário de intenso desmonte das políticas públicas de saúde e de piora das condições de vida e sanitárias da população brasileira”, disse o docente.

Dentre os principais objetivos de Nilton no Ministério da Saúde estão ajudar na reconstrução e qualificação da Política Nacional de Atenção Hospitalar e do Programa de Certificação dos Hospitais de Ensino. Outra atribuição do médico é promover a articulação dos hospitais universitários federais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o SUS, ampliar a rede de urgência e emergência composta pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e qualificar os serviços de atenção domiciliar em todo o país.

CARREIRA
Nilton Pereira Júnior é médico sanitarista graduado pela UFU e autor do livro “O apoio institucional no SUS: Os dilemas da integração interfederativa e da cogestão”, fruto de seu projeto de mestrado em Saúde Coletiva, obtido em 2013 pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Também pela instituição, conquistou em 2019 o título de doutor em Saúde Coletiva. 

Docente da equipe da UFU desde 2014, o médico desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão no Departamento de Saúde Coletiva e atua, ainda, como pesquisador vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (PPGAT). Desde abril de 2022, ocupava o cargo de coordenador do curso de graduação em Medicina.

Pereira tem experiência na gestão pública e hospitalar. No Hospital de Clínicas da UFU foi gerente de Ensino e Pesquisa (2019/2020) e superintendente (2020/2021). Foi diretor de Atenção à Saúde da Prefeitura de Uberlândia (2013/2014) e superintendente executivo na Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (2013). No Ministério da Saúde, foi diretor de programas da Secretaria Executiva (2011/2012). De 2015 a 2018, foi vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Corpo com características de mulher desaparecida em acidente no Rio Uberabinha é encontrado


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90