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20/01/2023 às 10h25min - Atualizada em 20/01/2023 às 10h25min

Mercado Tecnológico e Digital: O que esperar para este ano?

Busca por profissionais de tecnologia aumentou mais de 670% em 2020

ESPECIAL PARA O DIÁRIO | RAÍSSA TORQUATO
Foto: DIVULGAÇÃO

Em 2020, durante a pandemia, a busca por profissionais de tecnologia aumentou mais de 670%, fazendo com que desenvolvedores e diversos outros especialistas no setor pudessem escolher onde trabalhar e até mesmo, quanto ganhar.

A demanda por esses profissionais foi tão grande que as melhores escolas em Uberlândia logo passaram a oferecer cursos específicos para formar interessados em atuar nessas áreas do conhecimento.

A maior procura dos interessados em aprender como atuar no mercado digital foi por cursos de desenvolvimento e programação, fundamentais para o atendimento das necessidades criadas do dia para a noite, no período pandêmico.

De criação de conteúdos para guest post e desenvolvimento de estratégias de SEO à programação de jogos digitais ou serviços de influência, treinamentos “intensivões” lançaram milhares de novos profissionais ao mercado, objetivando atender a absurda demanda por parte das empresas e de novos empreendedores que buscavam especialistas das mais variadas áreas do mercado digital para sobreviver às alterações na economia, causadas, principalmente, pela suspensão das atividades dos negócios estabelecidos localmente, no universo físico.

São Paulo liderou abertura de vagas

Segundo o portal CNN, do início da pandemia até outubro de 2021, foram criadas 85 mil novas vagas para profissionais de tecnologia. 

Em São Paulo, houve aumento de 600% na busca por certos perfis de profissionais.

Eduardo Migliano, co-fundador da 99 Jobs, chegou a afirmar que, naquele período, “todas as empresas estavam recrutando”. Fazendo com que os profissionais de tecnologia adentrassem um novo mundo. 

O assunto do momento

De meados de 2019 para cá, a maior parte de todo conteúdo relacionado ao mercado de trabalho e ao empreendedorismo se destinou a falar com o público que trabalha conectado, afirmando uma relevância superior ao chamado Mercado 4.0, onde o digital é o núcleo de qualquer empreendimento.

A maioria esmagadora dos livros de liderança, gestão de pessoas, treinamentos de vendas e análise de resultados foram voltadas aos novos perfis profissionais criados nestes últimos anos: os trabalhadores digitais.

Os mais-mais

Os profissionais mais buscados entre 2020 e 2021 foram os analistas - mais especificamente, os de sistemas, os de suporte e os de inteligência de negócios.

Depois deles, os mais empregados foram os desenvolvedores.

Estudos sobre a continuidade dessas contratações demonstram que os próximos movimentos devem estar mais relacionados à gestão de pessoas em trabalho à distância, organização de processos, melhoria da produtividade e análise de negócios.

Segundo pesquisas sobre as tendências de marketing para 2023, as novas mídias, como o TikTok e os conteúdos em vídeo (em especial, no Youtube), tendem a gerar ainda mais empregos para quem trabalha no mercado de criação, produção e edição de conteúdo, abrindo oportunidades para muita gente jovem, que está adentrando agora o mercado de trabalho.

A pandemia acelerou a transformação digital do mundo

A tecnologia oferece às empresas de todos os setores um potencial incrível para interagir com pessoas de todo o mundo a qualquer momento, e, antes da pandemia, muitas organizações estavam longe de compreender o potencial que muitos desses recursos ofereciam aos seus negócios. 

Quando os trabalhos convencionais foram limitados em resposta à Covid-19, ficou claro o quanto a tecnologia pode ser poderosa para manter as coisas funcionando. 

A pandemia ajudou a acelerar a transformação digital e criou um cenário que continuará incentivando a inovação e a adoção tecnológica no futuro.

Entendendo a tecnologia como um meio para inovar e prosperar

Antes da pandemia, muitas empresas enxergavam a tecnologia como um meio de economizar dinheiro e reduzir gastos desnecessários. 

Analisar dados e enviar e-mails automaticamente, por exemplo, era visto como um avanço em relação à produtividade e economia, pois liberava a equipe de vendas e a equipe de marketing para focar em outras tarefas que não poderiam ser tratadas por meio de automação e tecnologia. 

Em pesquisas realizadas pela McKinsey, empresa americana que aconselha companhias e governos, ficou demonstrado que antes de 2020, quase metade das instituições relatavam ver a tecnologia como um meio de reduzir seus custos operacionais e administrativos.

Após as paralisações causadas pelo surto pandêmico, apenas 10% dos entrevistados mantiveram a mesma opinião. 

As empresas relataram que modernizar seus recursos, obter uma vantagem competitiva e criar uma cultura de negócios focada em tecnologias digitais se tornou mais importante do que reduzir custos.

Bruna Bozano, especialista em negócios digitais, salienta que no e-commerce e em alguns outros segmentos de negócios, a visão sobre a importância da tecnologia e da inovação já vinha sendo ampliada, e as implementações referentes a elas já se tornavam cada vez mais priorizadas. Segundo ela, "quando a tecnologia é bem usada, oferece às marcas grandes oportunidades de inovar e amadurecer em sua capacidade de envolver os clientes, atender às suas necessidades e avançar de uma nova maneira. À medida que as empresas começaram a abraçar os recursos oferecidos pela tecnologia, elas também começaram a entender e adotar essa mentalidade”.

Transformação digital em 2023 e além: tendências a serem observadas

Quais são as principais tendências de transformação digital a serem observadas este ano?

Milind Wagle, EVP e CIO da Equinix, maior grupo de Data Center do mundo,  acredita que o mercado digital continuará crescendo e expandindo sua relevância em todos os segmentos empresariais. 

Em matéria publicada no Enterprisers Project, uma comunidade digital americana que ajuda CIOs e líderes de TI a resolver problemas, o especialista declarou: “Muitos antecipam que as condições macroeconômicas serão desafiadoras em 2023, dadas as preocupações com a inflação, problemas na cadeia de suprimentos, tensões geopolíticas, incerteza econômica etc.”, diz . “Todas as organizações estão sob intensa pressão para proteger seus modelos de receita e manter sua vantagem competitiva durante este ambiente volátil. Sem dúvida, as tecnologias digitais desempenharão um papel importante para permitir e garantir esses fluxos de receita e desbloquear mais oportunidades de eficiência.”

Dave Smoley, VP,  da Apple, também deu sua opinião a respeito do que pensa ser prioridade em 2023: “Existem três áreas de transformação digital que acredito continuarão sendo importantes este ano e além. A primeira é a área da nuvem; computação elástica e armazenamento. Embora esse espaço tenha se desenvolvido significativamente, o potencial de escala é enorme, existem muitos setores e empresas em que ainda não utilizam totalmente o poder da nuvem”.

Oportunidade para novos integrantes

Com base nos depoimentos dos dois grandes líderes do cenário digital global, já é possível perceber que a próxima onda de grandes contratações da área tecnológica deve abranger, principalmente, profissionais que estejam aptos a lidar com a computação na nuvem e cibersegurança.


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