Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/01/2023 às 14h00min - Atualizada em 14/01/2023 às 14h00min

Com baixa de doações, Hemocentro em Uberlândia acende alerta para sangues tipo O+ e O-

Baixo estoque pode acarretar em suspensão de cirurgias eletivas em unidades de saúde do Município

SÍLVIO AZEVEDO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Até a última quinta, somente 600 pessoas haviam procurado unidade para doações I Foto: AGÊNCIA BRASIL
O movimento de doadores no Hemocentro de Uberlândia neste início de ano está com apenas 30% do índice considerado ideal para manter o estoque de bolsas de sangue seguro. De acordo com a coordenação da unidade, por conta da baixa de voluntários, alguns tipos sanguíneos, como O+ e O-, considerados essenciais por serem doadores universais, estão com quedas de 50% e 20%, respectivamente.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 
De acordo com o gerente-técnico da unidade, Adilson Botelho Filho, o Hemocentro precisa ter, em média, dois mil doadores mensais para ter um estoque ideal e seguro de bolsas de sangue. Porém, até a última quinta-feira (12), somente 600 pessoas fizeram suas doações neste início de ano, pouco mais da metade do esperado para os primeiros 15 dias.
 
“O período de férias, tradicionalmente, é quando temos queda de doadores, porque as pessoas viajam, festas e, surtos de infecções que acabam contribuindo. Temos um aumento nos casos de dengue e isso acaba contribuindo para que os interessados sejam impossibilitados de doar”, destacou o gerente do Hemocentro.
 
Ainda de acordo com o responsável pela unidade, se o número de doadores não aumentar nos próximos dias, o fornecimento de bolsas para realização de procedimentos eletivos poderá ficar comprometido. “Por enquanto ainda não suspendemos, mas caso continue, teremos que parar o fornecimento para alguns tipos de procedimentos. Hoje o estoque, de O- daria para três dias e o O+, cinco dias, caso não haja uma melhora”, alertou.
 
O gerente-técnico reforça que é importante que doadores de todos os tipos sanguíneos realizem o agendamento prévio. Ao todo, são 105 vagas por dia. “E, em caso de a pessoa não poder comparecer no horário agendado, entrar em contato com o Hemocentro para dar a vaga para outra pessoa. Sabemos que imprevistos podem acontecer, mas atualmente, de 15% a 20% marcam e não vão”.
 
As doações são feitas de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h e nos segundos e últimos sábados de cada mês, no mesmo horário.
 
COMO DOAR
Os interessados em contribuir com o Hemocentro devem fazer o agendamento
pelo site da Fundação Hemominas, no, ou pelo aplicativo MG APP. Em Uberlândia, a unidade fica localizada na Avenida Levino de Souza, nº 1.845, no bairro Umuarama. O telefone para contato é (34) 3088-9200. No dia da coleta, é necessário portar documento oficial de identificação com foto.
 
Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade, estar em boas condições de saúde e pesar no mínimo 50 kg. Além disso, é preciso que o doador tenha dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas e estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação). Os menores de idade precisam da autorização de um responsável para realizarem a coleta.
 
Doadores que tenham testado positivo para covid precisam respeitar um prazo de 10 dias após o fim dos sintomas, válido para casos leves e moderados. Se o doador tiver tido contato com positivados, será necessário aguardar um período de sete dias.

VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90