Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
22/12/2022 às 16h25min - Atualizada em 22/12/2022 às 16h25min

Se você quiser ir para a Europa, Portugal é a resposta

Por Max Pires
Foto: Divulgação

Portugal se destaca como um país muito seguro e acolhedor para todos os tipos de turistas. Tem praias deslumbrantes e belas cidades costeiras para visitar e ficar a curtir belas férias. O grande número de lugares torna difícil escolher apenas um para visitar, pois a seleção depende das preferências de cada pessoa. Há praias douradas no Algarve, uma atmosfera tranquila em Madeira, ou vida noturna e movimento constante no Porto e em Lisboa.

Para que você possa conhecer a fundo esta bela nação europeia, a seguir falaremos sobre as características de seu clima, as cidades que você deve visitar em sua viagem para Portugal e os pratos típicos para que você possa voltar para casa com um conhecimento profundo dessa cultura culinária.

Clima

Seu clima é caracterizado por um estilo mediterrâneo com chuvas leves, devido à presença do Oceano Atlântico. Durante o outono e o inverno é quando chove mais, portanto, para aproveitar ao máximo o sol é recomendável fazer a viagem para Portugal no verão ou na primavera. Estas estações são quentes e um pouco secas, praticamente não há chuva e a brisa fria reduz significativamente o calor percebido. Julho e agosto são os meses em que as temperaturas se intensificam.

Por ação do mar, se você tende a sofrer muito com o calor, então sugerimos que passe seus dias em hospedagens perto da costa, onde as temperaturas são mais agradáveis. De novembro a março costuma chover, mas isso não impede que você desfrute de tudo o que Portugal tem a oferecer.

Pratos típicos 

A gastronomia é uma ferramenta fundamental para conhecer a cultura de um país no qual você nunca esteve. Através dela, é possível conhecer os pontos fortes, pois se a maioria dos alimentos é feita com mariscos ou peixes, é fácil perceber que existe uma tradição relacionada ao consumo de frutos do mar.

  • Bacalhau

O bacalhau é um dos pratos mais famosos da gastronomia deste belo país. Para cozinhá-lo corretamente, ele deve secar ao sol e ser salgado para que seja conservado fora da geladeira e tenha o sabor certo. Quando vai ser cozinhado, é mergulhado em água por várias horas para remover o sal.

  • Cozido à portuguesa

Segundo os especialistas, este é o prato português mais típico. A maneira como é preparado é diferente em cada região. Seus ingredientes básicos são geralmente os mesmos: carne de porco, frango, feijão, grão-de-bico e arroz. 

A carne é cozida em uma panela de pressão e vegetais e salsichas são adicionados em diferentes estágios. O arroz é cozido no mesmo caldo que a carne, dando-lhe um sabor especial que você não encontrará em nenhum outro prato. Apesar de ter um grande número de ingredientes, é bastante leve graças ao vapor e à ebulição. Hoje é um clássico almoço de domingo.

  • Leitão

É evidente que os portugueses são fascinados por pratos com carne de porco como ingrediente principal. Embora essa carne esteja em muitas refeições, um dos favoritos é o leitão. Está disponível em todo o país e envolve assar leitões com peso entre 6 e 8 kg que foram alimentados com bolotas. Peça e você receberá carne crocante com um sabor incomparável.

  • Feijoada

Há muitas versões deste prato, mas feijão e carne de porco estarão presentes em todas elas. A carne de porco é cozida em molho de tomate e são adicionados o chouriço e o bacon. É uma refeição típica de inverno e é servida com arroz branco.

Cidades a visitar

Como todos os grandes países, fazer uma pequena lista dos melhores lugares para visitar é bastante complicado porque há sempre algumas cidades muito atraentes deixadas de fora. No entanto, estas são as 4 mais visitadas.

1. Lisboa

Lisboa é versátil, sendo perfeita para aqueles que amam o ritmo das grandes cidades com muita gente. A capital de Portugal está próxima à costa, o que facilita ir ao mar para relaxar um pouco e verificar a qualidade da água. Aqui você pode desfrutar de um jantar requintado e depois festejar no Bairro Alto, uma área animada com todos os tipos de locais. O Castelo de São Jorge e a Praça do Comércio são apenas dois dos pontos turísticos mais históricos a serem visitados.

2. Porto

Esta é uma cidade localizada às margens do rio Douro e, entre outras coisas, se destaca por ser a segunda maior do país. É súper seguro andar por aí a qualquer hora do dia sem medo de que algo ruim aconteça. Também é menos caro que Lisboa, portanto, se você quiser se divertir sem gastar muito, é uma excelente alternativa. O vinho do Porto é obrigatório experimentar com uma deliciosa refeição local. Se você for com a família, apenas caminhar pelas ruas coloridas será uma atividade agradável.

3. Braga

Se você está procurando uma cidade antiga com alto conteúdo cultural, Braga é a escolha definitiva. É relativamente pequena e mais barata que as duas cidades anteriores, mas também é conhecida por sua animada vida noturna. É o lar da Sé de Braga, a catedral mais histórica do país. Fica a meia hora da praia, a 15 minutos das montanhas e a menos de uma hora da Espanha. Normalmente não há turistas e o ritmo é mais relaxado.

4. Sintra

A meia hora da capital portuguesa está Sintra, uma vila quase de conto de fadas que foi declarada Patrimônio da Humanidade em 1995. As ruas estão repletas de casas pitorescas e você encontrará lojas de chocolate, restaurantes e lojas de lembranças para levar aos seus seres queridos no final de sua viagem. No centro está o Palácio Nacional, que foi construído no século XVI. Seus dois monumentos mais importantes são o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros.

Esta última atração é uma fortaleza construída no século IX e o Palácio é um castelo semelhante aos vistos nos filmes da Disney. Ela combina muitos estilos e desde seus mirantes é possível ver o mar, as florestas e outras aldeias.


Essa publicação é de res​ponsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90