Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/12/2022 às 11h00min - Atualizada em 24/12/2022 às 11h00min

Teatro Municipal de Uberlândia completa 10 anos

Local foi inaugurado no dia 20 de dezembro de 2012; relembre artistas que passaram pelo local

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Local cultural já recebeu 1.083 espetáculos e mais de 815 mil pessoas | Foto: VALTER DE PAULA/SECOM/PMU
Há exatamente uma década, no dia 20 de dezembro de 2012, era inaugurado o Teatro Municipal de Uberlândia. O espaço surgiu para fomentar a cultura local, promover a profissionalização dos artistas e técnicos e levar qualidade cultural para a população uberlandense com apresentações itinerantes, espetáculos circenses e manifestações artísticas em geral.
 
Localizado na avenida Rondon Pacheco, no bairro Tibery, o espaço de dois pavilhões projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer já foi palco de diversos eventos e acontecimentos culturais importantes da cidade. De acordo com a secretária municipal de Cultura e Turismo, Mônica Debs, o teatro colocou Uberlândia entre os grandes palcos do país.
 
“Espaço sem regras. Espaço onde a liberdade da criação pode ganhar asas. Dentro das suas curvas, suas poltronas vermelhas e cortinas de mesmo tom, é um espaço que traz para o público de Uberlândia e região algo extremamente diferenciado”, disse. 
 
Ao longo dos 10 anos de história, muitos artistas e grupos de renome se apresentaram no Teatro Municipal e emocionaram o público uberlandense. Passaram por aqui Eva Vilma, Ruan Alba, Oswaldo Montenegro, Almir Sater, Sérgio Reis, Yamandu Costa, Fernanda Souza, Léo Chaves, Rodrigo Tasser, Zé Felipe, Lucinha Lins, Antônio Fagundes, Glória Menezes, Miguel Falabella, Débora Falabella, Christiane Torloni, Débora Bloch, Matheus Solano, entre tantos outros.
 
Desde sua inauguração, o Teatro Municipal recebeu 1.083 espetáculos inesquecíveis que rechearam uma década de cultura. Alguns desses foram: Azul Resplendor; Almir Sater, Sérgio Reis; Melhores do Mundo, Improvável; Tom do Tom; Tribos; Liquidados; Incêndios; Deixa Clarear; Doidas e Santas; Callas; Ensina-me a viver; Lisbela e o Prisioneiro e Rita Lee mora ao lado.
 
Dentre apresentações, festivais e exposições, o Teatro Municipal já recebeu mais de 815 mil pessoas que presenciaram e ajudaram a fomentar a cultura local. Para Debs, o espaço cultural permite que a população vivencia espetáculos de pequeno e médio morte, tanto locais como internacionais.
 
“Antigamente, um sonho. Hoje, uma realidade. O nosso teatro insere Uberlândia como um dos grandes palcos do nosso interior mineiro e do Brasil. É um espaço que aflora a sensibilidade tanto de espectadores quanto de artistas, trazendo e dando oportunidade para que as pessoas conheçam e possam usufruir de espetáculos”, argumentou Mônica Debs.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 
 ESTRUTURA
O palco do Teatro Municipal tem duas possibilidades estruturais para apresentação: interna e externa. Quando voltado para a grande parte externa, cerca de 20 mil pessoas podem prestigiar os eventos do teatro ao ar livre. Trata-se de um desdobramento para espetáculos populares como shows, apresentações de dança, música, circenses, entre outras. Já a parte interna conta com 781 poltronas, incluindo cadeiras especiais com acessibilidade.
 
O Teatro possui iluminação e sonorização moderna para os espetáculos e o elevador para orquestra permite que os músicos fiquem em alturas estratégicas, de acordo com a necessidade de cada apresentação. O ângulo de inclinação da plateia amplia a visão do palco e reduz a necessidade do uso de microfones.
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90