Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/12/2022 às 11h35min - Atualizada em 19/12/2022 às 11h35min

Uberlândia conquista posição em ranking que lista os 25 maiores PIBs do Brasil

Levantamento do IBGE aponta que cidade cresceu economicamente durante a pandemia de covid-19

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Uberlândia é a segunda cidade de Minas Gerais com maior desenvolvimento econômico I Foto: PMU/Divulgação

Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que Uberlândia ficou entre as 25 melhores cidades do país no Produto Interno Bruto (PIB). O estudo foi feito baseado em dados de 2020 quando o país vivenciou a pandemia de covid-19. O resultado foi divulgado na última sexta-feira (16).

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Com um PIB de R$ 37,63 bilhões, Uberlândia ocupa a 23ª posição, à frente de municípios como Sorocaba (SP), Ribeirão Preto (SP), Joinville (SC), João Pessoa (PB) e Cuiabá (MT). Em Minas Gerais, a cidade tem a segunda maior atividade econômica, atrás apenas da capital, Belo Horizonte, e a primeira entre as cidades do interior.

O setor de agropecuária foi o que mais contribuiu para o fortalecimento econômico local em uma das fases mais desafiadoras para o país. Na participação setorial e comparando com 2019, o agro teve aumento de 40% em 2020. “Todos sabem o quanto acreditamos que investimentos estruturantes são essenciais para uma cidade forte. E, assim que retornei para a Prefeitura, em 2017, esse foi o nosso principal compromisso para que recuperássemos nossa posição de referência nacional. Portanto, apesar das dificuldades, Uberlândia conseguiu manter sua força produtiva em um momento bastante crítico”, avaliou o prefeito Odelmo Leão.

Para o mapeamento do desempenho da economia nos municípios, o IBGE considerou valores adicionados brutos dos três grandes setores de atividade econômica (agropecuária, indústria e serviços) e dos setores públicos de administração, saúde, educação e seguridade social, os impostos, líquidos de subsídios e o PIB per capita.


VEJA TAMBÉM:

Clima chuvoso marca semana de véspera do Natal, em Uberlândia


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90