Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/12/2022 às 11h00min - Atualizada em 11/12/2022 às 11h00min

Projeto Dedo de Verso lança disco com canções criadas por crianças e adolescentes

Iniciativa é idealizada pelo músico e escritor Enzo Banzo; mais de 100 crianças participaram da criação

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Canções surpreendem por achados poéticos, líricos e lúdicos, segundo Banzo | Foto: Divulgação

“Nunca esqueço de sonhar” é o segundo disco do projeto Dedo de verso, idealizado pelo músico e escritor Enzo Banzo. A iniciativa tem apoio do Instituto Algar por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O novo trabalho do programa foi lançado em evento realizado nesta sexta-feira (9), em Uberlândia.

Em suas 20 faixas, o álbum apresenta canções e textos criados coletivamente por crianças e adolescentes da cidade que participaram de oficinas semanais ao longo de 2021, ainda no formato remoto devido à pandemia de covid-19. 

Os alunos são os autores de todas as letras do disco, com música de Enzo Banzo, produção musical de Carlim Ribeiro e interpretação dos artistas convidados: Grupo EMCANTAR, Luiz Salgado e Kainã Bragiola, além do próprio Banzo. “São canções que surpreendem por seus achados poéticos, líricos, profundos, lúdicos e divertidos”, contou Enzo Banzo.

Para Luiz Salgado, músico convidado, a proposta do Projeto do Dedo de Verso é sempre muito especial. “Tenho certeza de que o público vai adorar o CD. Eu participei do primeiro disco, e é uma alegria participar deste segundo também. É um processo de produção coletiva muito bonito”, disse.

ALUNOS
Ao todo, 100 crianças e adolescentes participaram desta terceira edição do projeto que trouxe a proposta de produção do disco. Uma delas é Sarah Souza de Jesus, de nove anos, que mora no bairro Tubalina.

Durante as oficinas conduzidas pelos arte-educadores, Rafael Michalichem e Érika Moraes, que resultaram no disco “Nunca Esqueço de Sonhar”, Sarah teve a oportunidade de participar também de workshops com escritores e experimentar o uso da palavra de variadas formas, entendendo que a Literatura é uma linguagem artística universal que pode ser exercida por qualquer um.

“O que eu mais gostava era de contar e escrever histórias, e das brincadeiras que o tio Rafa e a tia Érika faziam. Eu estou muito ansiosa para ouvir o disco”, disse. A mãe de Sarah, Merylin Fernandes de Jesus, falou sobre o projeto. “A Sarah adorava participar do Dedo de Verso, não perdia uma aula online e quando teve a oportunidade de conhecer pessoalmente o arte-educador do projeto, Rafael, foi uma emoção só”, recordou.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp 
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90