Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/12/2022 às 18h25min - Atualizada em 09/12/2022 às 18h25min

Uberlândia tem 46 mil famílias aptas a receber kit gratuito de antena digital; veja como solicitar

Projeto visa substituir antenas parabólicas tradicionais da população de baixa renda; outras cidades do Triângulo Mineiro também serão atendidas

SÍLVIO AZEVEDO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Troca de equipamento é importante devido a chegada do 5G no Brasil | Foto: Divulgação

Mais de 46 mil famílias de baixa renda de Uberlândia estão aptas a receber um kit gratuito de antena digital. O serviço promovido pela instituição Siga Antenado tem como objetivo substituir as antenas parabólicas tradicionais pela nova tecnologia. O projeto abrange outras cidades do Triângulo Mineiro e, ao todo, 60,5 mil famílias deverão ser atendidas. 

O presidente da Siga Antenado, Leandro Guerra explicou que a troca de equipamento é importante devido a chegada do 5G no Brasil. Segundo ele, a nova tecnologia utiliza a mesma frequência das parabólicas antigas e pode interferir no sinal dos canais das televisões.. 

“A principal frequência que o 5G usa é o de 3,5Ghz, da banda C, que é a mesma faixa utilizada na recepção da antena parabólica convencional. Se a pessoa não efetuar essa troca na recepção parabólica, ela poderá ter algum tipo de interferência no sinal da TV, podendo ocorrer, inclusive, a interrupção”, disse. 

Até o momento, 137 substituições de antenas já foram feitas em Uberlândia. O projeto também está sendo realizado nas cidades de Araguari, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Prata e Tupaciguara. 

Entre os equipamentos que compõem o kit distribuído gratuitamente pela Siga Antenado estão uma antena, receptor, cabo, conectores e controle remoto. A troca não é obrigatória, mas quem não fizer corre o risco de perder o sinal da televisão.

“A pessoa pode não trocar, mas à medida que o 5G começar a entrar em funcionamento, poderá ter interferência, ou interrupção do sinal. Por isso a importância de efetuar a troca. Também, por ser um sistema digital, há melhora na qualidade do áudio e vídeo, independentemente do tipo de TV que a pessoa usa”, explicou Leandro.

Para adquirir o kit de antena digital de forma gratuita, é necessário que pelo menos uma pessoa da família esteja inscrita em um programa social do Governo Federal, como o Auxílio Brasil e Minas Casa, Minha Vida. Além disso, é necessário que a antena parabólica esteja em uso.  

As pessoas que se encaixam nas condições do projeto já podem fazer o agendamento para a instalação do kit gratuito. Para isso, devem entrar em contato com a entidade através do telefone 0800 729 2404 ou acessar o endereço eletrônico da Siga Antenado (https://sigaantenado.com.br/) e inserir o CPF ou NIS.

“A Siga Antenada está preparada para atender rapidamente a população durante 180 dias a partir do início da comunicação. Em Uberlândia, vamos até o início de abril de 2023. A partir daí, podemos atender, mas com demandas pontuais. Por isso é importante as pessoas se anteciparem e trocarem o quanto antes”, reforçou.

SIGA ANTENADO
A Siga Antenado é uma entidade não-governamental criada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, através de uma determinação da Anatal. A instituição é responsável pela operação de troca das antenas para famílias de baixa renda no Brasil. 

O processo de substituição das antenas em todo o país, segundo o presidente da instituição, está programado para terminar em janeiro de 2026. “Esse processo começou pelas capitais e terminamos no final de setembro. Agora estamos fazendo trabalho com cidades com mais de 500 mil habitantes, que é o caso de Uberlândia, e também cidades da região. Em junho do ano que vem vamos para cidades com mais de 200 mil e, em 2024, com mais de 100 mil e menores de 30 mil”, finalizou. 
 

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp 
• Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90