Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/12/2022 às 14h37min - Atualizada em 06/12/2022 às 14h37min

Uberlândia recebe ‘Festival Nacional de Violoncelos’ no próximo sábado (10)

Violoncelada 2022 reúne concertos gratuitos em diversos pontos da cidade; ingressos podem ser retirados online

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Evento busca ampliar aprendizado e ampliar acesso gratuito à música | Foto: LAURA MILLYA
Uberlândia recebe, entre 10 e 17 de dezembro, uma série de concertos que integram a “Violoncelada”, um festival nacional de violoncelos. As apresentações acontecem em diversos pontos da cidade, como no Cineteatro Nininha Rocha, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e na esplanada do Centro Municipal de Cultura.
 
Os ingressos para quem deseja assistir as apresentações da Violoncelada 2022 já estão disponíveis gratuitamente, pela internet, no site www.violoncelada.com. O evento tem a direção artística do professor Kayami Satomi, membro da equipe do curso de Música da UFU.
 
A agenda cultural vai incluir grandes violoncelistas, reconhecidos nacional e internacionalmente. A proposta, de acordo com Satomi, é oferecer à cidade uma série de concertos gratuitos e abertos à comunidade, nos quais o violoncelo é a estrela principal. Ao todo, serão sete concertos distintos.
 
“Uma semana inteira em que a plateia é surpreendida por um universo de sonoridades e sensações, através de um repertório envolvente, que deixa à mostra, em alto e bom som, a qualidade, versatilidade e encanto do violoncelo e da Violoncelada 2022”, explicou diretora geral Laura Millya, esposa de Satomi.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 
O FESTIVAL
A Violoncelada é o Festival Nacional de Violoncelos, que busca descentralizar e ampliar o aprendizado do instrumento e o acesso à música de concerto. Após duas edições realizadas em Peirópolis e Uberaba, a Violoncelada prepara-se para acontecer pela primeira vez em Uberlândia, prometendo elevar o padrão cultural de toda a região e impactar ainda mais jovens violoncelistas.
 
Serão oito dias de agenda cultural, onde grandes violoncelistas reconhecidos nacional e internacionalmente, se apresentarão em espaços culturais da cidade. Para o Concerto de Abertura, no dia 10 de dezembro, o violoncelista e diretor artístico do festival, Kayami Satomi se apresentará no Cineteatro Nininha Rocha, com o grupo Cello Jazz Quartet, trazendo uma combinação improvável de instrumentos e estilos que caminham pela mais fina mescla entre o Jazz, a música japonesa para cinema e a música paraibana crossover no cenário contemporâneo.
 
Além da abertura, a Violoncelada realizará concertos de temas variados ao longo da semana do festival, no Campus Santa Mônica da UFU, todos gratuitos e abertos ao público. A grande apoteose desta edição, acontece no encerramento com a apresentação “Violoncelada In Concert”, da grande orquestra de violoncelos, formada por mais de 80 violoncelistas. Este concerto de celebração acontecerá no dia 17 de dezembro, às 16h30, na Esplanada do Centro Municipal de Cultura.
 
O evento também conta com uma proposta social, levando a música em locais onde ela não consegue chegar, como hospitais e escolas. Para os estudantes do instrumento, a Violoncelada conta com uma programação pedagógica imersiva, promovendo o aprimoramento de violoncelistas em todas as idades e fases, através de aulas de violoncelo erudito e popular, palestras e mentorias com violoncelistas consagrados e profissionais da música.


VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90