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04/12/2022 às 13h00min - Atualizada em 04/12/2022 às 13h00min

Festas de fim de ano aquecem setor de confeitarias em Uberlândia

Empresários do ramo relatam aumento na procura por doces e sobremesas, em especial bolos, panetones e chocotones

IGOR MARTINS | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Loja Oh My Candy já está recebendo encomendas para as festas de fim de ano | Foto: Reprodução/Instagram

Com a chegada de dezembro e a aproximação do Natal e Ano Novo, muitas pessoas já começam a planejar as comemorações de fim de ano. O período das festividades é muito esperado por profissionais de Uberlândia que atuam no mercado de confeitaria. Segundo empresários ouvidos pelo Diário, a expectativa é de que as vendas de doces aumentem em até 50% nos próximos dias do mês. 

A confeiteira Mariana Custódio Ribeiro trabalha com doces há oito anos. Antes da pandemia, a uberlandense montou a própria loja e tem atuado de maneira independente desde então. Segundo ela, os clientes já começaram a procurar a loja “Mariana Ribeiro Doces” para realizar os pedidos de bombons, brownies e outras sobremesas.

No fim de novembro, a empresária já começou a produzir doces para as comemorações de fim de ano e espera aumentar o faturamento com a chegada das festas. Para dar conta da demanda, Mariana já acionou alguns funcionários em caso de necessidade, já que o volume de pedidos próximo aos feriados tende a ser maior.

“A maior parte do tempo atuou sozinha, com ajuda do meu marido e da minha sogra. Quando aperta muito, eu contrato algumas pessoas como freelancers. Quando isso acontece, sempre produzo os recheios com antecedência para que a gente possa atender todo mundo. Já tem muita gente pedindo cardápio e encomendando para o Natal”, disse.



O sócio da Oh My Candy, Fabiano Stacciarini projeta uma meta de dobrar o faturamento da confeitaria neste ano. Conforme dito por ele, as encomendas para as celebrações já começaram a chegar, principalmente de empresas que querem presentear os colaboradores.

“Tivemos uma busca antecipada das empresas que querem presentear os seus colaboradores neste final de ano, seja com alguma lembrancinha ou até mesmo kits corporativos. Mas também estamos percebendo um movimento de bastante procura por parte dos clientes, principalmente agora com as comemorações voltando ao normal”, disse.

Os itens mais procurados na Oh My Candy são bolos em geral, em especial os famosos Bentô Cakes, que são os bolos na marmita para duas pessoas, geralmente pedidos para presentear um amigo ou familiar próximo. 

“Mas também temos grande procura por bolos com decorações personalizadas, principalmente porque conseguimos transformar praticamente tudo em uma decoração criativa para uma comemoração especial”.

Além de impulsionar a divulgação das redes sociais, os responsáveis pela empresa investiram em profissionalizar os procedimentos, processos e trabalhos para atrair cada vez mais clientes. 

“Sem dúvidas isso pode nos ajudar a impulsionar as vendas nesse final de ano, porque um bom trabalho sempre depende de boas bases nos seus fundamentos, desde a qualidade que optamos utilizar em nossos produtos, até a forma como fazemos a divulgação nas redes sociais. E nada disso seria possível sem que soubéssemos as técnicas e métodos de produção que desenvolvemos ao longo da nossa trajetória”, finalizou. 

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PANETONES
Proprietária da Nanda Alves Brigaderia Gourmet, Fernanda Alves de Souza montou sua própria confeitaria na cozinha de casa. A empresária atua na preparação de brigadeiros e diversos tipos de bolo durante todo o ano, mas os principais produtos para o período natalino são os tradicionais panetones e chocotones.

“O que mais sai nessa época do ano é o panetone e o chocotone, porque eles remetem à tradição do Natal, mas eu não deixo de vender brigadeiros e outros bolos. Comecei a divulgar antes para que o pessoal fique com água na boca. Muitas pessoas já começaram a perguntar, já estou com tudo organizado”, disse.

Em conversa com a reportagem, Fernanda afirmou que espera elevar o número de vendas em 20% na comparação com o Natal de 2021. Com o início de dezembro e o impulsionamento na economia pelo 13° salário, ela acredita que a procura de clientes vá aumentar já nos próximos dias.

Para dar conta da demanda, a empresária já efetuou a contratação de uma assistente para atender aos pedidos dos clientes, especialmente daqueles que deixam tudo para a última hora. “O movimento sempre cresce no Natal e na Páscoa, são as datas que têm aquela correria de última hora. Estamos nos antecipando para dar conta de atender os clientes”, argumentou.



A produção dos panetones e chocotones também começou a todo vapor na loja “Delícias da Ana”, da confeiteira Ana Paula Machado. De acordo com a empresária, a divulgação dos doces nas redes sociais já deu resultado, e vários clientes já começaram a programar seus pedidos para as próximas semanas.

A expectativa é de que o faturamento aumente em pelo menos 50% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo Ana Paula, a loja deve funcionar nos dias próximos do Natal e do Ano Novo, no formato de agendamento de pedidos e com produtos a pronta-entrega. Para isso, ela e o marido, que ajuda na confecção dos doces, já iniciaram a produção.

“Já está com um movimento bem bacana, muita gente querendo saber o cardápio. Vamos deixar uma quantidade de produtos separados para pronta-entrega, e estamos fazendo a produção de panetones e chocotones, que é algo tradicional desse período”, falou.

CENÁRIO FAVORÁVEL
O otimismo dos empresários ouvidos pelo Diário é corroborado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberlândia, que realizou em novembro um levantamento entre lojistas e consumidores para mapear as expectativas de vendas para o Natal.

Segundo os dados coletados, 88,5% dos entrevistados devem presentear na data mais lucrativa do ano, o que representa um crescimento de 9,5% na variação percentual, em comparação a 2021. Sobre o ticket médio de cada compra, 58,2% pretendem gastar de R$ R$50 a R$100, 27%, de R$100 a R$150 e 14,8%, acima de R$150. 

Ainda de acordo com a amostragem, 48,4% dos consumidores devem adquirir até três presentes, enquanto 27,9% tencionam comprar de três a cinco presentes e 23,8% estão dispostos a adquirir mais de cinco presentes. As principais compras neste período são roupas e acessórios (73,4%), brinquedos (23,6%) e calçados (3%).

Outra pesquisa, realizada em capitais brasileiras pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo SPC Brasil, as vendas de Natal devem injetar R$ 66,6 bilhões na economia. Além disso, 36% dos trabalhadores que recebem a primeira parcela do 13º salário, utilizarão o valor nas compras de Natal.  

 

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