Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/11/2022 às 13h00min - Atualizada em 27/11/2022 às 13h00min

Hotéis para pets projetam crescimento de até 60% nas reservas para o fim de ano

Segundo os empresários, vagas já estão sendo preenchidas, especialmente para o período de Natal e Ano Novo

IGOR MARTINS | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
DiverCão disponibiliza série de atividades para cães de todos os portes | Foto: Arquivo Pessoal

As festas de fim de ano já estão movimentando o setor de hotéis e creches voltados para pets, em Uberlândia. Segundo empresários ouvidos pelo Diário, a expectativa é de que a procura e reservas de hospedagens cresçam em até 60% no mês de dezembro, especialmente para o período de Natal e Ano Novo.

A DiverCão é uma das empresas da cidade que comemoram a chegada das férias escolares e das celebrações que encerram o ano. O estabelecimento recebe apenas cães e funciona como um hotel: o tutor paga por noite, independentemente do porte do animal.

De acordo com a proprietária do local, Beatriz Moreira, a alta temporada do hotel é justamente no fim do ano, quando os tutores viajam e deixam os animais no local. “Em outubro os tutores mais precavidos já começaram a nos procurar. O ideal é que os tutores procurem com antecedência, porque a busca é grande”, disse.

Beatriz explica que antes de hospedar um cão, é necessário que o tutor cumpra alguns protocolos. Para poder ficar na DiverCão, cachorros machos acima de sete meses precisam estar castrados e as fêmeas devem estar fora do período de cio. Além disso, o calendário vacinal e parasitário precisa estar em dia.

Com os requisitos cumpridos, o animal passa por uma avaliação no hotel. Primeiro, ele fica no local para ver como responde aos estímulos do novo ambiente e, posteriormente, o pet vai para a fase de adaptação. Segundo a proprietária, o procedimento busca dar mais conforto ao cão. 

“A adaptação é um período diferente, porque se trata de um ambiente totalmente novo para o animal. Por isso, é importante procurar pelo serviço com antecedência. O tutor procurando a gente com sete dias de antecedência, conseguimos atender”, argumentou.

Conforme relatado por Beatriz Moreira, vários tutores já reservaram suas vagas para o Natal e para o Ano Novo. De acordo com ela, a maioria dos pets começam a chegar no dia 22 de dezembro e deixam o local no dia 26. Alguns deles vão emendar e só deixam o hotel em janeiro. A estimativa é de que a movimentação de clientes aumente em até 60% durante o mês.

“A alta temporada mesmo começa no dia 22, quando chegam a maioria dos pets. Aqui temos toda uma rotina para os pets, com gasto de energia durante o dia para que eles possam dormir relaxados. Temos atividades de enriquecimento ambiental, brincadeiras de bolinha e a parte da piscina. É realmente um serviço completo”, enfatizou Beatriz.

VAGAS
Proprietária da VetClin, a médica veterinária Daiana Cristina Araújo também falou sobre o momento positivo para o setor com a chegada das comemorações de fim de ano. Segundo ela, vários tutores de pets já começaram a se programar e realizaram reservas para seus animais de estimação para o Natal e Ano Novo.

Mesmo faltando quase um mês para as celebrações, o hotelzinho da VetClin possui apenas seis vagas disponíveis para pets nas duas unidades da empresa em Uberlândia. “Algumas coisas que percebemos é que muita gente deixa para a última hora. No último ano, recebemos quase 400 ligações praticamente às vésperas do natal de gente procurando um lugar para seu pet”, disse.

A especialista em cuidado animal afirmou que a empresa recebe um número limitado de pets, buscando dar mais conforto e comodidade aos cães. Por isso, não é possível aumentar o número de vagas mesmo com a alta demanda dos tutores.

“O animal precisa passar por avaliação e adaptação, além de precisar estar vacinado e, caso seja macho, castrado. Muita gente acaba não sabendo disso e deixa para a última hora. Em feriados comuns, as vagas costumam acabar na véspera, mas no Natal e Ano Novo costuma ser antes”, relatou.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

BABÁ DE PET

O mês de dezembro também é alta temporada para a Rô Rô Pet Sitters, empresa fundada em Uberlândia há cerca de um ano. O serviço funciona como uma babá de animais de estimação. Os fundadores Rosa Maria Costa Oliveira Andrade e Rogério Rodriguez Andrades vão até a casa do pet e realizam diversas atividades com o animal, oferecendo brincadeiras, passeios e até a limpeza do ambiente.

Em conversa com a reportagem, Rosa Maria disse que a agenda de dezembro já começou a encher. “A agenda já está ficando cheia, principalmente para o Ano Novo, mas no Natal também já temos muitos agendamentos. Desde outubro tem sido bastante movimentado, mas o fim de ano realmente é a alta temporada, porque muita gente acaba viajando”, falou.

De acordo com a empresária, o número de agendamentos deve aumentar em 30% na comparação com os meses considerados “normais”. Segundo ela, o índice pode ser ainda maior, já que muitas pessoas ainda estão planejando suas viagens após a pandemia da covid-19.

“A gente fica uma hora com o animal e o serviço é cobrado por visita. Nessa visita, a gente limpa as fezes e o xixi, troca água e põe comida. No caso dos cães, a gente passeia se o tutor permitir. A gente brinca tanto com cães quanto com gatos, isso ajuda os pets na questão do estresse e alivia um pouco a rotina deles”, explicou.

BEM-ESTAR
O cão Apolo, de um ano e meio, é frequentador assíduo de creches para pets em Uberlândia. No fim do ano, a tutora Laura Lucas Fontoura, de 22 anos, pretende levar o animal para um hotel e curtir as festas com a família. Se engana quem acha que o Golden Retriever vai ficar triste o tempo todo sentindo falta da dona.

“Ele gosta tanto de ir para a creche e para o hotel que só de eu falar o nome ele já fica doido. É eu abrir a porta que ele já corre para dentro. É um indício de que ele é sempre bem tratado e bem cuidado. Sempre mandam fotos e vídeos para me mostrar a estadia dele. Pretendo levar ele novamente no fim do ano”, disse.

Segundo a social media, os espaços voltados para pets na cidade promovem a alegria e o bem-estar dos animais. A uberlandense conta que já levou Apolo para creches e hotéis em outras oportunidades, e a experiência foi a melhor possível. Além de promover brincadeiras e banhos de piscina para os cães, os empreendimentos também entregam a socialização entre os animais.

Na correria do dia a dia, Laura acaba não tendo o tempo que gostaria para dedicar sua atenção exclusivamente a Apolo. Dentro de casa, ela ainda tem outros dois cães que já não possuem mais a mesma energia do Golden, mas requerem bastante atenção. Por isso, as creches são sempre uma boa opção para entreter o cão de grande porte.

“Ele tinha muito mais energia antigamente, então era o tempo todo uma loucura do Apolo querer brincar e correr. O principal benefício é a integração com os outros cachorros. As creches reforçam a importância da convivência e promovem o bem-estar, deixam ele brincar, ir para a piscina, enquanto aqui em casa ele ficaria no tédio muitas vezes”, enfatizou Laura.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90