Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/11/2022 às 12h25min - Atualizada em 23/11/2022 às 12h50min

Uberlândia terá 11 feriados em dias de semana em 2023

Calendário oficial do Município prevê pelo menos nove datas com possibilidade de serem emendadas com o fim de semana, confira

DHIEGO BORGES I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Uberlândia terá 11 folgas em dias de semana em 2023. O calendário oficial, disponibilizado no Diário Oficial do Município, prevê 12 feriados, sendo oito nacionais e quatro municipais, além de seis pontos facultativos. A programação para o próximo ano revela ainda que pelo menos nove datas oferecem a possibilidade de serem prolongadas, com dois feriados na sexta, cinco na quinta-feira e dois na segunda.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 
Nas sextas coincidem: Paixão de Cristo (7 de abril) e Tiradentes (21 de abril). Já às quintas: Corpus Cristhi (8 de junho), Aniversário de Uberlândia (31 de agosto), Independência do Brasil (7 de setembro), Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro). Às segundas são duas datas: Dia do Trabalho (1º de maio) e Natal (25 de dezembro).  
 
Outras duas folgas ocorrem no meio da semana. São elas: o feriado municipal de 15 de agosto (Nossa Senhora da Abadia), uma terça-feira; e o feriado nacional de Proclamação da República (15 de novembro), que cai em uma quarta-feira. Apenas o feriado nacional de Confraternização Universal (1º de janeiro) coincidirá em um fim de semana, no domingo.
 
Entre os pontos facultativos, que podem alterar o funcionamento de atividades municipais e do comércio, estão previstos: Carnaval (20 e 21 de fevereiro), Quarta de Cinzas (22 de fevereiro), Quinta-feira Santa (6 de abril), Dia de Nossa Senhora do Carmo (16 de julho) e Dia do Servidor Público (27 de outubro).
 
Em 2022, a cidade teve 10 folgas em dias da semana, com três datas emendadas com o final de semana, entre elas: sexta-feira, 15 de abril, Paixão de Cristo; quinta-feira, 16 de junho, Corpus Christi, e 15 de agosto, Dia de Nossa Senhora Abadia, em uma segunda-feira. Em 2021, foram nove datas em dias da semana, com oito folgas prolongadas. Outros quatro feriados coincidiram com uma terça-feira, dois na sexta-feira, uma na segunda e outro na quinta-feira.
 
POSSÍVEIS PREJUÍZOS
Entidades de classe em Uberlândia analisaram os impactos do cenário das datas comemorativas para o comércio e a indústria. A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) se posicionaram sobre o tema.


 
Confira na íntegra:

ACIUB
“Seja para indústria, assim como para o comércio também, os feriados sempre geram impactos. Isso acontece porque ao paralisar a rotina das empresas, em dias que seriam úteis, temos uma redução na produção e/ou comercialização. Vale lembrar que quando há a possibilidade de manter as atividades nestas datas, então temos que lidar com a questão do custo trabalhista, que se torna bem maior e pode chegar a dobrar. Em 2023 seguiremos em um período de retomada econômica, iniciado neste ano e que tem que se intensificar. Assim os empreendedores precisam ter foco no planejamento de seus negócios, com atenção especial na otimização dos processos produtivos e de comercialização, considerando estes 12 feriados, no caso de Uberlândia. Enfim, uma coisa é certa, cada dia útil com atividades interrompidas significa muito”, destacou o presidente da Aciub, Paulo Romes Junqueira.


CDL
“O calendário de 2023 trará grandes desafios para os setores de comércio e serviços, em função do excesso de feriados. São vários feriados nacionais, municipais e pontos facultativos, que cairão em dias úteis, e alguns com possibilidade de serem prolongados, como é o caso do Carnaval e do Corpus Christi.
 
Sem dúvida, nesses dias as empresas terão que lidar com uma provável queda no movimento e nas vendas, e em contrapartida, precisarão manter os custos fixos de suas operações”, justificou a superintendente da CDL Uberlândia, Lécia Queiroz.
 
 
CONFIRA O CALENDÁRIO DE FOLGAS EM 2023:
 
JANEIRO             
Confraternização Universal (nacional)
domingo (1º)
 
ABRIL   
Paixão de Cristo (municipal)
sexta-feira (7)
 
Dia de Tiradentes (nacional)
sexta-feira (21)
               
MAIO   
Dia do Trabalho (nacional)
segunda-feira (1º)         
 
JUNHO
Corpus Christi (municipal)
quinta-feira (8)
 
AGOSTO             
Nossa Senhora da Abadia (municipal)
terça-feira (15)
 
Aniversário de Uberlândia (municipal)
quinta-feira (31)             
 
SETEMBRO        
Independência do Brasil (nacional)
quinta-feira (7)
 
OUTUBRO         
Dia de Nossa Senhora Aparecida (nacional)
quinta-feira (12)             
 
NOVEMBRO                     
Finados (nacional)
quinta-feira (2)
 
Proclamação da República (nacional)
quarta-feira (15)
 
DEZEMBRO
Natal (nacional)
segunda-feira (25)
 
PONTOS FACULTATIVOS:
 
FEVEREIRO        
Carnaval
segunda-feira (20)
terça-feira (21)
 
Quarta de Cinzas
quarta-feira (22)             
 
ABRIL   
Quinta Santa
quinta-feira (6)
 
JULHO 
Dia de Nossa Senhora do Carmo
domingo (16)   
 
OUTUBRO         
Dia do Servidor Público
sexta-feira (27)              


VEJA TAMBÉM:
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90