Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/11/2022 às 12h00min - Atualizada em 20/11/2022 às 12h00min

Black Friday: comerciantes de Uberlândia antecipam promoções para atrair clientes e impulsionar vendas

Empresários estão otimistas com a data e acreditam no crescimento do faturamento até o fim do mês de novembro

IGOR MARTINS | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Online Informática oferece descontos de até 50% em itens de informática | Foto: Arquivo Pessoal
Otimismo é a palavra certa para os comerciantes de Uberlândia que estão apostando na “Black Friday”. Celebrado oficialmente na próxima sexta-feira (25), o dia é conhecido mundialmente pelos descontos promovidos pelas empresas, o que é sempre um chamativo para o consumidor. Apesar da data específica, diversos lojistas da cidade já anteciparam as promoções, impactando positivamente no número de vendas e faturamento em novembro.

A Black Friday acontece sempre na 4ª sexta-feira do mês de novembro. O dia é definido a partir do feriado de Ação de Graças, comemorado nos Estados Unidos, data tradicional que reúne familiares no país norte-americano. Para alavancar o comércio, a comemoração foi criada, visando ainda a renovação de estoque.

Gerente da Online Informática em Uberlândia, Alysson Ribeiro conta que a empresa participa da data desde 2010. Para este ano, o estabelecimento voltado para a área de tecnologia promove descontos de até 50% em itens de informática e hardware. Segundo ele, alguns produtos já estão esgotados.

“O pessoal já está pesquisando bastante os produtos, sempre perguntam se tem ofertas. Nós adiantamos algumas promoções tanto no mercado online quanto nas lojas físicas. Devemos ter mais ofertas no dia da Black Friday também. Estamos trabalhando com preços bem agressivos na linha de informática, televisões e acessórios”, revelou.

Ainda de acordo com Alysson, a expectativa é de que o número de vendas aumente entre 10% e 15% em relação a novembro de 2021. As promoções da loja seguirão até o dia 30 de novembro. 

Para dar conta da demanda, Ribeiro disse que a Online Informática realizou uma série de contratações pensando na Black Friday, Copa do Mundo e as festas de fim de ano. Desde setembro, cerca de 10 funcionários foram contratados, sendo que nove foram para as três unidades de Uberlândia e um para a de Uberaba.

VESTUÁRIO

Outro empreendimento que também optou por antecipar a época das promoções foi o Troca de Cabide. A loja decidiu realizar um bazar anual de vendas nesta semana para aumentar o desconto e aproveitar a campanha da Black Friday. A iniciativa é chamada no estabelecimento de “Bazar Black November” e oferece peças de vestuário com descontos.

O Troca de Cabide é um closet compartilhado de vestidos de Uberlândia, ofertando aluguéis e vendas de vestidos de festa, bolsas e casacos para mulheres. De acordo com Natália Neves, proprietária da loja, as promoções começaram na quarta-feira (16) e seguem até o dia 30 de novembro, uma estratégia diferente do que aconteceu em 2021.

“Esse ano decidimos fazer a oferta de Black Friday por mais dias. Estamos fazendo o bazar anual que segue até o dia 19, e teremos outra promoção que começa na próxima semana, que é a nossa Black November de aluguéis. Estaremos com 20% off em todos os vestidos da loja, desde os curtos, longos até para casamentos. Nós nunca conseguimos colocar uma porcentagem tão alta em todos os vestidos. São mais de 400 peças”, disse.

A expectativa de Natália Neves é de que a loja “bombe” nos próximos dias. A estimativa é de que o número de vendas aumente em 50% em comparação à última Black Friday, além de esperar crescimento de 20% no fechamento de contratos de aluguel.

Pensando na Copa do Mundo, a proprietária da Troca de Cabide também aproveitou para anunciar outra promoção que pode impulsionar as vendas na loja. Na próxima semana, quem alugar um vestido com as cores do Brasil (verde, amarelo, azul e branco) vai ganhar um aluguel de uma bolsinha de festa para usar com o look. A ideia é de que todos entrem no clima do mundial e uma estratégia para movimentar o comércio.

BIJUTERIAS
Dona da Maison Lela, Marielle Vilela começou a campanha de Black Friday no último dia 11 em sua loja. Focada em semijoias e bijuterias, o estabelecimento oferece peças a partir de R$ 19 e outros descontos que variam de 50% a 60% até o dia 30 de novembro. Em sua visão, a Black Friday é um ótimo momento para impulsionar as vendas, fidelizar clientes antigos e atrair novos consumidores.

De acordo com Marielle, a movimentação na Maison Lela começou desde o início da campanha, chamada de “Black Weeks”. Ela conta que montou um catálogo de produtos em promoção e em uma semana já conseguiu vender mais de 200 peças em valores promocionais. Pensando para a próxima semana, ela espera aumento de 20% no número de vendas da loja.

“Esperar a Black Friday é perder dinheiro. Estamos antecipando as promoções, porque temos que aproveitar essa onda de descontos. Já movimentamos muito, estou dando preferência para a loja física, fazendo tudo o que posso para atrair os clientes. A Black Friday é um momento positivo, em que todo mundo ganha”, disse.

EXPECTATIVA
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberlândia divulgou, no início do mês, um levantamento que revela a expectativa de compras para a Black Friday e a Copa do Mundo. De acordo com a pesquisa, 58% dos consumidores pretendem adquirir produtos durante o período da Copa e quase 70% aguardam pela Black Friday, que acontece no próximo dia 25.

Segundo a CDL, 57,7% dos entrevistados pretendem adquirir produtos ou serviços específicos para a Copa, principalmente roupas e acessórios (74,6%) e itens de decoração (25,4%). Questionados sobre onde assistirão aos jogos, 60,6% preferem a casa de amigos e familiares, o que pode favorecer os segmentos de bebidas, açougues, queijarias, supermercados e similares.

De acordo com a pesquisa, o cenário também é favorável para a Black Friday, que este ano acontece em 25 de novembro. Segundo a enquete, 67,3% dos consumidores devem aproveitar os descontos da data. Os produtos mais procurados serão: eletrônicos (29,4%); celulares, tablets, computadores e acessórios (22,1%); roupas e sapatos (22%), perfumes e produtos para beleza (10,3%) e produtos para a copa (8%).

Sobre o valor investido nas compras, 35,2% dos compradores devem gastar de R$101 até R$500; 30%, acima de R$1.000; 24%, de R$500 a R$1000 e 11,3%, até R$100. Embora o panorama geral seja positivo, 32,7% dos entrevistados não pretendem comprar na data, principalmente por não identificarem descontos reais (38,5%) ou preferirem economizar neste período (38,5%).


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90