Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/11/2022 às 11h30min - Atualizada em 17/11/2022 às 11h30min

Você quer decorar sua casa e não sabe como escolher um tapete?

Aqui nós o ajudamos para que não seja uma tarefa titânica

ESPECIAL PARA O DIÁRIO | CELSO MARTINS
CANVA
A sua casa é o seu templo, o lugar seguro onde você vem descansar após um longo dia de trabalho, onde você encontra a sua família e os seus animais de estimação todos os dias, onde você desfruta do jogo de roleta online e o lugar onde você recebe a sua família e amigos para celebrar essas datas especiais. É por isso que é importante mantê-la bonita e, além de qualquer concepção estética da beleza, ela tem que se parecer com você. Sim, em gostos e estilo de vida. Entre todas as coisas que às vezes nos é difícil escolher, estão os tapetes.

Os tapetes têm uma longa história, durante milhares de anos fizeram parte da decoração das casas. Embora não haja registros tangíveis, os tapetes quilim da Turquia, Índia e Marrocos são provavelmente os mais antigos tapetes do mundo. Elas eram usadas para aquecer barracas, no chão para caminhar e nas paredes para proteger do frio.

Hoje em dia, o seu uso é mais decorativo e só costumam ser colocados no piso, mas ainda cumprem sua função original de aquecimento, mesmo em casas de clima quente, pois geram uma sensação de aconchego visual. Aqui estão 5 coisas a considerar ao escolher um tapete para a sua sala de estar.

Tamanho
Escolha um tapete de acordo com o tamanho do seu espaço. Um tapete que é muito pequeno parecerá um tapete de banho se não cobrir espaço suficiente e fará com que o quarto pareça menor do que realmente é. O ideal seria que fosse suficientemente grande para caber sob as suas poltronas, cerca de 30 cm ou mais.

Cor e padrão
Os tapetes podem equilibrar sua sala de estar se você escolher a cor e o padrão certos. Por exemplo, um tapete de cor clara com padrões simples pode equilibrar uma sala muito escura; ou um tapete de estilo vintage ou estampas peculiares podem acrescentar caráter ao seu espaço. Tenha em mente os outros elementos decorativos no seu quarto para que o tapete não se sobreponha ou se sobreponha.

Textura
Sim, a textura é uma das grandes qualidades dos tapetes porque acrescenta personalidade ao espaço. Um tapete de pilha raspada não é o mesmo que um longo tapete de pilha; a sensação e o aspecto são totalmente diferentes. Por exemplo, com um tapete de tecido bege você pode conseguir um estilo boho, enquanto um longo tapete de cetim de pilha dará um visual elegante e moderno à sua sala de estar.

Material
Há muitos materiais diferentes de carpetes, do poliéster à lã. Cada um tem as suas vantagens, no entanto, você deve pensar onde vai colocá-lo e qual é o clima da sua casa. Em lugares quentes, não são recomendados tapetes de tecido grosso ou de pilha longa, mas tapetes finos em poliéster ou algodão são muito mais amigáveis. Enquanto que em cidades com climas temperados, recomenda-se a utilização de tapetes de lã e longas estacas para ajudar a aumentar a temperatura do espaço.

Manutenção
Claro, imagine que você já tem o seu tapete de revista, mas mantê-lo limpo e em boas condições pode ser um desafio. O que recomendamos é aspirar o seu tapete a cada 2-3 dias, isto evitará que o pó e a sujeira se acumulem em demasia e de vez em quando uma limpeza profunda. Para isto você precisa saber de que material é feito o tapete da sua sala, isto determinará o tipo de limpeza que você deve usar. Atualmente existem muitas empresas que se dedicam especificamente à limpeza destes produtos, sem danificar o material, a cor e até mesmo a textura.


 
Essa publicação é de responsabilidade do autor e não representa necessariamente a opinião do Diário de Uberlândia
 

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90