Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/11/2022 às 08h30min - Atualizada em 15/11/2022 às 08h30min

Projeto social “Dedo de Verso” realiza apresentações em Uberlândia

Ação atende crianças e jovens de bairros periféricos da cidade; encenações acontecem nos dias 16 e 29 de novembro

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Pequenos se apresentam no Cineteatro Nininha Rocha e CEU Shopping Park | Foto: Divulgação
Mais de 100 crianças e adolescentes de Uberlândia estão tendo, em 2022, a oportunidade de participar do projeto social e cultural de criação literária “Dedo de Verso”, através do Programa Transforma. Esta é a quarta edição do projeto que atende gratuitamente o público de bairros periféricos da cidade.

Viabilizado pelo Instituto Algar, o programa conta com oficinas semanais que acontecem com outras instituições parceiras, incluindo o Lar Espírita Maria Lobato de Freitas (bairro Laranjeiras), ABC do Glória (bairro São Jorge) e Comunidade Casa Tubalina (bairro Tubalina). Em todas as reuniões, os alunos puderam vivenciar o uso da palavra de variadas formas.

“Traçamos um percurso que teve a brincadeira como o principal fio condutor do processo e, a partir dela, os meninos e meninas puderam explorar elementos musicais, cênicos, visuais e poéticos, para desenvolverem coletivamente narrativas, poemas e canções que os permitem expressar suas visões de mundo, tornando-os, assim, criadores e compositores”, explicou a arte-educadora do projeto, Maaruade.

Ao longo do processo de formação, os alunos também aprofundaram temas e técnicas em workshops com escritores locais e com o próprio idealizador do projeto, o escritor e músico, Enzo Banzo. “Queremos mostrar para eles que a Literatura é uma linguagem artística universal que pode ser exercida por todos”, enfatizou.

APRESENTAÇÕES
Depois de um ano completo do Dedo de Verso, chegou a hora dessas crianças mostrarem toda a criatividade e talento lapidados no projeto. Nos dias 16 e 29 de novembro, eles vão subir ao palco para expressarem suas verdades através de textos, cenas e canções elaboradas de maneira coletiva. A primeira apresentação acontece no Cineteatro Nininha Rocha, às 19h, e o segundo no CEU Shopping Park, às 14h.


“A palavra será cantada e encenada, em temas, como: circo, bruxas e fantasmas, cotidiano, comida, animais, céu, pipa e muita aventura, através de rimas, figuras de linguagem, contação de histórias e sonhos. Eles desenvolveram a criatividade, disseram o que os interessa e experienciaram o potencial transformador destas oficinas. Agora, é hora de apresentar o resultado para todos e, em especial, em um espaço cultural central, como o Cineteatro, muitas vezes distante da realidade cotidiana da maioria dos participantes”, argumentou Maaruade.

Estênio Eduardo (16 anos) é aluno do projeto e fala sobre sua emoção.  “Meu sonho era estar em um palco e agora vou realizá-lo. Eu amo o teatro, a música e poder participar deste projeto está me dando a chance de lapidar meu talento e mostrá-lo para as pessoas”, disse.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90