Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/11/2022 às 18h42min - Atualizada em 10/11/2022 às 18h42min

Uberlândia fica à frente de 25 capitais em ranking de cidades amigas do 5G

Relatório, divulgado pela Conexis Brasil Digital coloca município em posição acima de grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte

SÍLVIO AZEVEDO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Município foi um dos pioneiros da rede, que hoje chega a mais de 20 bairros I Foto: MARCELLO CASAL JR
Um relatório divulgado pela Conexis Brasil Digital, entidade que representa empresas de telecomunicações, colocou Uberlândia na 5ª posição do ranking nacional que mede as cidades mais avançadas em conectividade 5G. Neste mês, a tecnologia completou um ano de estreia no município, que, na classificação geral, fica à frente de 25 das 27 capitais brasileiras.
 
Esta é a 7ª edição do “Ranking Cidades Amigas do 5G”, que tem como objetivo identificar, dentre os 155 maiores municípios brasileiros (acima de 200 mil habitantes), aqueles que mais estimulam a oferta de serviços de telecomunicações no Brasil, por meio da elaboração de políticas e ações públicas.
 
No levantamento, feito pela consultoria Teleco, Uberlândia obteve nota 4,1, permanecendo acima da maior parte das capitais brasileiras, entre elas Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. À frente do município, aparecem somente: Ponta Grossa (PR), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e São José dos Campos (SP).
 
Entre os critérios utilizados para a elaboração do ranking, são avaliados pontos como restrições, burocracia, prazo, onerosidade e efetividade para a implantação de Estações Rádio Base (ERBs) e Redes, sejam elas subterrâneas ou aéreas.
 
No quesito ERBs, Uberlândia também manteve 5ª posição, com nota 4,3. Já no quesito Redes, a nota da cidade caiu bastante. O índice foi de 3,3, o que a deixou na 137ª colocação. Cada um desses critérios tem um peso na análise. Restrições e prazo têm peso três, com análise da legislação municipal, enquanto burocracia e onerosidade, 1,5, com a realização de uma pesquisa, além da verificação das leis de cada município.
 
“Ter uma legislação moderna é o primeiro passo para a expansão da conectividade, mas é preciso mais que uma lei atual, as cidades precisam desburocratizar o processo e fazer análises rápidas dos pedidos. Essa adequação é essencial para a expansão do 5G, que vai exigir de 5 a 10 vezes mais antenas que o 4G”, afirmou o presidente executivo da Conexis, Marcos Ferrari.

Segundo a entidade, o relatório permite que os municípios verifiquem o seu status e identifiquem os pontos que requerem aprimoramentos. “Uma melhor posição no ranking significa que o município está melhorando o acesso à internet do cidadão e trazendo investimentos para o município”.
 
Em relação aos últimos cinco levantamentos, entre 2018 e 2022, este ano está sendo o de pior desempenho de Uberlândia. Em 2018 e 2021, a cidade foi a primeira colocada. No período de 2019 a 2020, o município esteve na segunda posição.
 
MINAS GERAIS
Além da quinta posição nacional, Uberlândia se consolidou como a cidade mineira com mais ações de incentivo para a implantação de infraestrutura de telecomunicações e a expansão da conectividade.
 
A segunda cidade do estado é Montes Claros, na 26ª posição, com nota 3,7, seguida por Ribeirão das Neves. A capital, Belo Horizonte, está entre as piores do país, com 3 de pontuação, sendo a 130ª colocada, a segunda pior entre as capitais.
 
PIONEIRISMO
Uberlândia foi uma das primeiras cidades do interior do Brasil a implantar a tecnologia 5G, em novembro de 2021.  O recurso, que já está disponível em pelo menos 22 bairros, opera com a velocidade mais básica, na frequência 2,3ghz.
 
No ano passado, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou o leilão de frequências da tecnologia e uma das vencedoras foi a Algar Telecom, que adquiriu sete lotes nas frequências 2,3ghz, 3,5ghz e 26ghz.
 
As regiões já atendidas com a tecnologia: Aclimação, Paradiso, Granja Marileusa, Buritis, Alto Umuarama, Umuarama, Marta Helena, Brasil, Tibery, Santa Monica, Centro, Martins, Tubalina, Gávea, Jardim das Acácias, Jardim Karaíba, Nova Uberlândia, Jardins Barcelona, Jardins Gênova, Gávea Sul, Chácaras Ibiporá e Shopping Park. A tecnologia 5G possui velocidade 10 vezes superior, além de maior estabilidade de conexões.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90