Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/11/2022 às 11h40min - Atualizada em 09/11/2022 às 11h40min

Mais de 14,8 mil candidatos devem prestar o Enem 2022 em Uberlândia

Número de inscritos na cidade é 10% maior do que o registrado em 2021; provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro

SÍLVIO AZEVEDO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
As provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro em todo o Brasil | Foto: Agência Brasil
Mais de 14,8 mil candidatos deverão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos finais de semana em Uberlândia. O número de inscritos deste ano é 10% maior do que o registrado em 2021, quando 13,5 mil estudantes da cidade se cadastraram para fazer o exame. As provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro em todo o Brasil.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, o município recebeu 14.370 inscrições para a versão impressa do exame e 520 para a versão digital. Já em 2021 foram 12.958 candidatos inscritos para a prova impressa e 543 para a digital. 


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

O estudante João Gabriel Oliveira Luz, de 20 anos, está entre os inscritos de Uberlândia que irão prestar o Enem deste ano. O objetivo dele é conseguir uma vaga no curso de Relações Internacionais na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ou na Universidade de Brasília (UNB).

“A preparação está intensa. Estou fazendo cursinho e eles ficam mais ativos. Estou acompanhando fluxo, simulado, questões antigas e revendo conteúdo. É um ritmo que vinha desde a primeira fase do vestibular da UFU, que precisou ser reaplicada”.

Com um período de estudos que varia entre 5 e 6 horas diárias, João Gabriel está ansioso para a prova, o que o motiva ainda mais a estudar. “Estou com expectativa boa. Estou bem, esperançoso, ciente do meu trabalho e confiante. Não vou chegar na prova pensando que sei tudo, mas estou tentando levar a melhor energia possível na hora da prova. O estado de espírito conta muito”.

PODE E NÃO PODE
Os candidatos que irão fazer as provas do Enem nos próximos domingos do mês devem ficar ligados aos itens que são autorizados e os que não são permitidos durante a realização do exame. Segundo o INEP, o participante que portar qualquer item proibido fora do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador será eliminado.

Entre os itens proibidos estão os equipamentos eletrônicos, que precisam estar desligados ao serem guardados no envelope. Além de celulares, é proibido permanecer com calculadoras, régua, compasso, lápis, lapiseira, borracha, apontador, corretivos, marcadores de textos e outros. Livros, cadernos, rascunhos e anotações também não podem ser portados durante a aplicação da prova. 


O único material escolar que pode ser levado no Enem é a caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. É permitido também levar alimentos e bebidas para consumir no local da prova enquanto realiza o exame.

Não existem proibições acerca dos tipos de alimentos, mas é recomendado que os candidatos levem alimentos leves e de fácil manuseio, como barrinhas de cereais, frutas fáceis de serem consumidas e salgadinhos.

Nos dois dias de prova, os candidatos devem levar um documento oficial de identidade com foto. Sem ele, não é possível realizar a prova. O mesmo deve ser original, ou seja, não serão aceitas cópias, mesmo que autenticadas. 

Os documentos aceitos pelo Enem são:
RG (emitido por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal);
CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
Passaporte;
Carteira de reservista ou certificado de dispensa, desde que contenha foto.

O ENEM
Realizado anualmente pelo INEP, o Enem avalia o desempenho do estudante e colabora para autoavaliação do aluno e o acesso à educação superior. Quem faz a avaliação pode ingressar em uma universidade pública através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e até em instituições de educação superior portuguesas. 

Outro benefício do estudante que faz o Enem é poder ter acesso, além do Prouni, ao financiamento e apoio estudantil, e ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Em 2022, as provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro, com 180 questões objetivas, sendo 45 em cada uma da quatro áreas do conhecimento, que são: linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, além da redação com texto dissertativo-argumentativo a partir de situação-problema proposta pelo exame.


VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90