Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/11/2022 às 12h00min - Atualizada em 06/11/2022 às 12h00min

Fim de ano impulsiona procura por pacotes de viagens em Uberlândia

Agências de turismo estimam aumento de até 60% nas vendas; praias e locais naturais são destinos mais buscados

IGOR MARTINS | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
A pouco menos de dois meses para as festas de fim de ano, a procura por pacotes de viagens tem movimentado o mercado de turismo em Uberlândia. Após o forte impacto no setor pela pandemia de covid-19, muitas pessoas já começaram a se organizar para celebrar o Natal e o Réveillon em destinos turísticos espalhados pelo país.

Quem comemora o momento de avanço do turismo é o agente de viagens da Home Tour Uberlândia, Thiago Henrique da Silva. Em entrevista ao Diário, ele disse que a movimentação de clientes cresceu naturalmente com o controle da pandemia, mas a expectativa é de que as vendas de pacotes turísticos entre novembro e dezembro aumentem em 20%.

Thiago explica que a agência já registrou aumento no número de vendas para pacotes de viagens de fim de ano, mas ainda há muitos casos de “venda programada” na empresa, em que a pessoa faz a reserva e concretiza o negócio posteriormente. Além disso, Silva conta que muitos viajantes sempre deixam para comprar viagens de última hora.

“O crescimento da procura tem sido grande, até mesmo considerando o momento que a gente viveu nos últimos dois anos. O retorno das viagens acontece de forma natural. A maioria dos clientes compra viagens antecipadas para o fim do ano, mas tem muitos casos de pessoas que acabam não adquirindo por conta dos preços, daí a importância de se programar”, disse.

Segundo o agente de viagens, o destino mais procurado na agência tem sido as praias do Nordeste, que representam praticamente 80% dos pacotes vendidos no estabelecimento. Dentre elas, as mais comuns são Porto Seguro, Natal e Maceió. Além disso, Gramado (RS) é outro destino amplamente querido pelos viajantes. Já com relação a destinos internacionais, Silva relata que Cancún e Maldivas são vendidas com frequência na empresa.

“O setor de turismo já trabalha sem restrições por parte de hotelaria e embarque nos aeroportos. As medidas de protocolo e prevenção ainda estão sendo adotadas pelos aeroportos e hotéis, mas está tudo normalizado. Fica a critério do cliente fazer sua própria proteção, mas tivemos muitas mudanças nos protocolos de higienização no setor”, revelou.

ECOTURISMO
Um tipo de viagem amplamente procurado por pessoas de Uberlândia é o ecoturismo, também conhecido como turismo ecológico. Proprietário da Curupira Turismo, Wesley Anastácio trabalha focado em destinos nesse formato, de forma sustentável e com proximidade com a natureza.

Para o fim de ano, o empresário e turismólogo espera um aumento de 60% na procura por viagens em seu estabelecimento. De acordo com ele, a procura já aumentou na comparação com o último ano, reflexo do maior controle da pandemia no Brasil. Com a chegada do Natal, Réveillon e das férias escolares de janeiro, Anastácio espera fechar mais negócios nas próximas semanas.

“É normal ter esse aumento nessa época do ano. As pessoas estão mais animadas e se sentindo mais seguras para poderem viajar. O que a gente tem notado, entretanto, é que muitas pessoas ainda deixam de viajar por estarem endividadas. Antigamente, as pessoas pagavam à vista, e hoje estão dividindo mais no cartão de crédito”, explica Wesley.

Ao contrário do que acontece em outras agências de viagem, o empresário revela que as praias são deixadas de lado pela maioria de seus clientes. À reportagem, ele afirmou que enquanto 40 pessoas procuram por destinos naturais, duas adquirem pacotes para o litoral do Brasil.

“O pessoal tem procurado muito pela Chapada dos Veadeiros, Pirenópolis, Serra da Canastra, Capitólio, Serra do Cipó, Bonito, Chapada Diamantina e Jalapão. Muitas pessoas têm fugido desse turismo massivo de praia e voltado para o turismo de natureza, que é justamente a minha especialização profissional”, disse.

PLANEJAMENTO
A estudante de enfermagem Vitória Máximo vai aproveitar a primeira viagem desde a pandemia. Na primeira semana de dezembro, a uberlandense desembarca em Porto Seguro ao lado do namorado. De acordo com ela, o planejamento financeiro fez toda a diferença na hora de programar o destino.

Vitória adquiriu a viagem em uma agência de viagens de Uberlândia, o que facilitou a vida do casal. Segundo ela, o planejamento durou cinco meses até comprar o pacote. “Venho nesse processo de sonhar com a viagem com a minha realidade financeira. Tive que fazer decisões de deixar outras viagens menores de lado ou não comprar aquela coisa gostosa que estou com vontade em prol da minha viagem”, contou a estudante.

Para escolher o destino, Vitória correu atrás de informações em agências de turismo e conversou com pessoas que já visitaram Porto Seguro anteriormente. Até o momento, ela precisou desembolsar cerca de R$ 2 mil com passagens e faz uma estimativa de gastos de R$ 1,8 mil enquanto estiver na cidade baiana.

“Estou muito ansiosa, a maior expectativa é descansar e aproveitar tudo o que deixei de aproveitar juntando o dinheiro para essa viagem. Eu precisei ultrapassar um pouco o orçamento, mas acho que vai valer a pena. Fiz o planejamento financeiro, mas na hora que eu chegar lá é que vou ver se consigo algum luxo ou se gasto meu dinheiro com dó”, brincou Vitória.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90