Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/10/2022 às 09h10min - Atualizada em 27/10/2022 às 09h10min

Uberlândia lidera índice de vacinação contra a poliomielite em Minas Gerais

Superintendência Regional de Saúde atingiu 86% do público alvo em 14 municípios da região

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Imunização contra a pólio segue até 31 de outubro na cidade I Foto: Valter de Paula/Secom/PMU

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) finalizou, nesta semana, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite com cobertura acima de 80% do público-alvo, o melhor resultado entre os quatro estados da região sudeste. A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia impulsionou os índices com 86% de vacinados na região do Triângulo Mineiro, sendo o principal destaque a nível estadual.

De acordo com o balanço divulgado pela SES, a SRS Uberlândia teve 14 municípios da região com a meta preconizada pelo Ministério da Saúde atingida, com 95% de vacinados. Mesmo com números favoráveis, a Prefeitura comunicou que continua vacinando as crianças contra a pólio até 31 de outubro, quando termina o prazo estabelecido pelo órgão para o lançamento de dados no sistema.


No ranking de vacinação, o Triângulo Mineiro chegou a 86% de vacinados e, na sequência, aparecem as regiões Oeste (80%), Zona da Mata (72,05%) e a região de abrangência de Belo Horizonte (72%). Entre 8 de agosto e 24 de outubro, em Minas Gerais foram imunizadas 853 mil crianças com idade entre 1 e 4 anos, totalizando 81,64% do público estimado (dados extraídos até 25/10). Como as informações podem ser registradas até o último dia deste mês, os dados estão sujeitos a revisão e alterações.

Na região Central, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Belo Horizonte, formada por 39 municípios e alcance superior a 5 milhões de habitantes, conseguiu vacinar 72% do público-alvo. Foram 207.953 crianças de até cinco anos vacinadas contra a poliomielite, de um total de 287.324 estimadas.


PROCURA
Mesmo sem atingir os índices, a procura pela vacina aumentou em relação a 2021, que amargou índice de 67,42%. Os esforços da Saúde para aumentar a cobertura surtiram efeitos, mas não suficientes para alcançar a meta estabelecida até a data de publicação desta reportagem. A faixa etária de crianças maiores de um ano e menores de dois anos foi a com menor procura pelos pais e responsáveis, apresentando 67,5% de vacinados, segundo dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).

Na tentativa de reverter os índices preocupantes, postos de saúde mantém vacinas disponíveis para pais que desejam imunizar seus filhos. “O benefício da vacina vai além da proteção só desta criança, é importante para a imunidade coletiva e impede a transmissão do vírus a outras pessoas, o que reduz a circulação do vírus na comunidade”, explicou a referência de imunização da SRS Belo Horizonte, Camila Freitas.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Cadastro para castração animal segue aberto em Distritos de Uberlândia


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90