Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/10/2022 às 10h30min - Atualizada em 18/10/2022 às 10h30min

UFU altera programação da Olimpíada Universitária após cancelamento de cessão de espaços pela Futel

Abertura do evento, na última sexta (14), foi marcada por uma manifestação de estudantes pró-Lula durante o hino nacional; Prefeitura alega descumprimento de determinações

DHIEGO BORGES I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Competição reúne 2,4 mil estudantes-atletas em Uberlândia I Foto: MILTON SANTOS
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) precisou remanejar jogos de algumas categorias da Olimpíada Universitária, que estavam agendados para ocorrer no último domingo (16) em espaços públicos cedidos pela Prefeitura de Uberlândia. A cessão dos locais foi cancelada no sábado (15), um dia após a abertura do evento na Arena Sabiazinho. Segundo a UFU, o aviso foi feito por telefone e sem justificativa.
 
Vídeos que circulam pelas redes sociais mostraram uma manifestação política dos estudantes presentes no evento de abertura, na sexta (14), durante o hino nacional. As imagens registraram o momento em que os participantes fazem um sinal da letra "L", em referência ao ex-presidente Lula. Veja abaixo:




• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Por meio de nota, a UFU disse que foi surpreendida com a decisão. Informou ainda que a manifestação foi “espontânea e pacífica” e que, no mesmo dia, encaminhou ofício solicitando a reversão da decisão ou o encaminhamento oficial com a devida justificativa da Prefeitura.
 
O Diário procurou a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) que, em resposta, disse que suspendeu a cessão de espaços públicos devido ao descumprimento de determinações estabelecidas em um Termo de Ajuste e Autorização de Uso. A UFU, por outro lado, contrapôs o posicionamento afirmando que não foi acionada formalmente sobre nenhum incidente.  
 
Segundo a UFU, a Olimpíada Universitária envolve 2.400 estudantes-atletas e mais de 5 mil pessoas que acompanham a programação dos jogos, além de servidores, colaboradores, prestadores de serviço e comunidade externa. “É um evento de grande complexidade de planejamento e execução, sendo o maior evento esportivo da instituição”.
 
Os estudantes foram informados de que os jogos das categorias Handebol e Futsal foram remanejados até o fim de semana para o Ginásio 1 do Campus de Educação Física da UFU.
 
Confira a programação:
- 22/10 - Oitavas de final Handebol
- 05/11 - Quartas de final Futsal
- 19/11 - Quartas de final Handebol
- 20/11 - Semifinais de Futsal e Handebol
- 26 e 27/11 - Finais
 
Confira os posicionamentos da UFU e Futel na íntegra:
 
UFU:
“Durante a cerimônia de abertura da Olimpíada Universitária, ocorrida em 14 de outubro de 2022, na Arena Sabiazinho, durante o canto do Hino Nacional houve manifestação de natureza política por parte de estudantes, sendo esta espontânea e pacífica.
 
A UFU foi surpreendida através de contato telefônico com o cancelamento contratual referente ao uso de espaços administrados pela Prefeitura Municipal de Uberlândia na manhã do dia 15 de outubro. Isso compromete o andamento dos jogos da Olimpíada. Naquele mesmo dia, a UFU acionou formalmente a Prefeitura, com cópia ao Ministério Público Federal. Naquela ocasião, a UFU buscou reverter esta situação e, também, solicitou que a Prefeitura, de qualquer forma, formalizasse o ato administrativo.
 
Quanto ao possível descumprimento de cláusulas contratuais, a UFU não foi acionada formalmente sobre nenhum incidente. Inclusive, o uso dos espaços utilizados nos dias 14 e 15 de outubro ocorreu após entendimento entre diretores técnicos de ambas as instituições.
Mais uma vez, a UFU deseja que o diálogo com a Prefeitura Municipal seja sempre respeitoso e construtivo.
 
De qualquer forma, a UFU manterá a realização da Olimpíada Universitária dentro de sua disponibilidade de espaços esportivos.”

 
FUTEL:
“A Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) informa que suspendeu a cessão das quadras do Poliesportivo Patrimônio para a realização de jogos das Olimpíadas Universitárias no domingo (16) devido ao descumprimento de determinações estabelecidas pelo Termo de Ajuste e Autorização de Uso (consolidado pela Portaria n° 181, de 3 de outubro de 2022) por parte da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
 
As cláusulas descumpridas, durante os jogos de sábado (15), foram a 4.14 (Fica vedado o uso de fogos de artifício, confetes, pirotecnia, fitas e outros objetos que venham a sujar as dependências internas dos espaços cedidos) e a 4.15 (Fica vedado o uso de qualquer tipo de cola durante os treinos/jogos de handebol).”



VEJA TAMBÉM:

• UFU define datas do Vestibular 2023

 
 
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90