Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/10/2022 às 11h00min - Atualizada em 16/10/2022 às 11h00min

CadÚnico: prazo para atualizar dados é prorrogado por 30 dias; confira onde realizar processo em Uberlândia

Famílias de baixa renda precisam atualizar informações para continuar recebendo auxílios do Governo Federal

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Em 2022, deverão fazer a revisão cadastral as famílias com dados atualizados pela última vez em 2016 ou 2017 | Foto: PMU/Divulgação

O Governo Federal, através do Ministério da Cidadania, prorrogou por mais 30 dias o prazo para revisão cadastral dos beneficiários inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). O processo consiste em atualizar as informações, caso esteja há mais de 2 anos sem nenhuma alteração.  Em Uberlândia, vários locais são disponibilizados para a revisão e atualização dos dados. Confira abaixo.

A atualização cadastral é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias. O CadÚnico é o mecanismo de identificação das famílias de baixa renda para seleção e inclusão em programas públicos, obrigatório para a concessão dos benefícios do Programa Auxílio Brasil, BPC, Tarifa Social da CEMIG, Tarifa Social do DMAE, Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros.

Em 2022, deverão fazer a revisão cadastral as famílias com dados atualizados pela última vez em 2016 ou 2017. Beneficiários que atualizaram dados pela última vez em 2018 ou 2019 serão convocadas nos próximos anos.

Em Uberlândia, os beneficiários poderão fazer a atualização na Diretoria Integrada de Benefícios, Programas e Projetos Socioassistenciais, que fica no Centro Administrativo Municipal, ou em um dos 13 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), nos bairros Canaã, Campo Alegre, Custódio Pereira, Jardim Brasília, Jardim Célia, Mansour, Marta Helena, Morumbi, Pequis, São Jorge, Shopping Park, Tocantins e no distrito de Tapuirama. O horário de funcionamento de todos os locais é das 12h às 17h nos dias úteis. 

Caso a pessoa queira consultar sua situação cadastral, poderá verificar através do aplicativo do CadÚnico, disponível para download na página gov.br, ou através do site do Governo Federal.

AUXÍLIO BRASIL
Um dos programas federais que exigem atualização do CadÚnico é o Auxílio Brasil, benefício de R$ 600 dado às famílias em situação de vulnerabilidade econômica. O Governo Federal já liberou a lista dos beneficiários de outubro em Uberlândia.

Ao total, foram 27,4 mil pessoas selecionadas na cidade, sendo que 25.584 tiveram o status de benefício liberado para recebimento. Os demais foram negados em razão de empecilhos, como bloqueio, cancelamento, inconsistências na renda familiar declarada, a não atualização de informações no Cadúnico, o descumprimento de condicionalidades, a ausência reiterada de saques, entre outros. 

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

 

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90