Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/10/2022 às 14h00min - Atualizada em 09/10/2022 às 14h00min

Instituições de Uberlândia realizam ações para incentivar o diagnóstico precoce do câncer de mama

Município e laboratório privado intensificaram realização de mamografias e outros exames

SÍLVIO AZEVEDO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Somente neste ano, o número de novos casos prováveis ultrapassou 68,2 mil | Foto: Agência Brasil

Outubro é o mês de conscientização à prevenção do câncer de mama, que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é a maior causa de mortes de mulheres no país. Somente neste ano, o número de novos casos prováveis ultrapassou 68,2 mil. Em Uberlândia, instituições públicas e privadas realizam ações para incentivar o diagnóstico precoce da enfermidade. 

A Prefeitura de Uberlândia realizará ao longo do mês uma busca ativa para o agendamento de exames de mamografia, intensificação da coleta de exames citopatológicos, popularmente conhecidos como Papanicolau, e palestras de conscientização nas salas de espera das unidades.

Além disso, o Município fará o agendamento de 20 exames diários no Mamógrafo Móvel, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, na área externa da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) São Jorge. Seguindo a recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o exame será ofertado às mulheres com idade entre 40 e 69 anos. 

O Hospital do Câncer, através do Grupo Luta pela Vida, também terá ações de divulgação do Outubro Rosa. No dia 15 de outubro, a instituição irá realizar a 8ª Caminhada Contra o Câncer, a partir das 08h, no Parque do Sabiá.

LABORATÓRIO
O Instituto Sabin está promovendo a arrecadação de lenços de cabeça, que serão destinados para instituições parceiras. Em Uberlândia, os lenços, que são muito utilizados por mulheres em fase de tratamento, serão entregues ao Hospital do Câncer. 

“A campanha une forças em torno da solidariedade, não apenas conscientizando, mas também ajudando a trazer um pouco de felicidade, manutenção da autoestima e bem-estar para as mulheres que sofrem com o câncer, valorizando a beleza dessas mulheres apesar dos dias difíceis. As doações serão recebidas na loja matriz do Sabin em Uberlândia, que fica no Centro”, explicou o médico Fabrício Cazorla, gestor técnico de análises clínicas e vacinas do Sabin Uberlândia.

Outra ação do instituto é a distribuição de vouchers de exames para mulheres de 57 instituições parceiras, sendo 655 para análises clínicas e 280 mamografias.

“É importante cuidar da saúde sempre. Campanhas como o Outubro Rosa servem como lembrete para que as mulheres consultem seus médicos para verificarem se a saúde está em dia. O diagnóstico precoce do câncer de mama pode trazer mais de 90% de chances de cura, por isso, é tão importante o acompanhamento uma vez ao ano”, reforçou.

SOBRE O CÂNCER DE MAMA
O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. A doença, de modo geral, tem uma boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticada precocemente e tratada logo no início.

“A melhor forma de prevenir o câncer de mama é através do hábito de vida saudável. Estudos mostram que alimentação equilibrada, rica em fibras, com boa variedade de frutas e verduras, pouco açúcar e gordura, e atividade física reduzem em até 40% o risco de morte por câncer de mama”, disse a médica mastologista Juliana Carvalho Penha Pereira.

Ainda existe o autoexame, que segundo a médica, pode apontar os primeiros sinais da doença. “É extremamente importante que todas as mulheres toquem suas mamas e tenham consciência de como é o normal, para que ao detectar nódulo nas mamas ou axilas, alterações na pele das mamas como feridas ou retrações (pele repuxada) ou secreções espontâneas pelos mamilos, o médico seja rapidamente procurado”.

Segundo a Dra. Juliana, estar em dia com os exames é um ponto favorável para o descobrimento precoce da doença. Nesses casos, a chance de cura, segundo ela, pode chegar a 99%.

“Existem vários exames de imagem capazes de detectar um câncer de mama, dentre eles, mamografia, ultrassom, ressonância ou tomossíntese, que é a mamografia em 3D. É recomendado realizar mamografia anualmente a partir dos 40 anos, pois esse é o exame capaz de detectar tumores muito iniciais, inclusive antes de se tornarem um câncer invasivo”. 

A mastologista explicou a importância de uma campanha como Outubro Rosa para levar conhecimento às mulheres sobre a prevenção do câncer de mama. “O Outubro Rosa desperta a consciência sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama, que são as formas de reduzir os índices da doença que mais mata mulheres em todo o mundo”.
 


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90