Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/10/2022 às 17h45min - Atualizada em 05/10/2022 às 17h45min

Vice-presidente de comissão da OAB de Uberlândia grava vídeo com declarações xenofóbicas contra nordestinos

Advogada, que responde pela Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados, diz que "não vai mais alimentar quem vive de migalhas"

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA

Em um vídeo publicado após o resultado do primeiro turno das Eleições 2022, a vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados (OAB) de Uberlândia, Flávia Aparecida Moraes, fez declarações classificadas como xenofóbicas contra moradores do nordeste do Brasil. Durante a fala, a advogada disse que “não vai mais alimentar quem vive de migalhas”. O vídeo, que circula nas redes sociais, gerou reações de internautas e da OAB. 

No vídeo, Flávia aparece acompanhada de outras duas mulheres, que não foram identificadas. Elas estão vestidas com as cores verde e amarelo, e fazem um brinde. Neste momento, a advogada começa o discurso, declarando que não irá mais à região nordestina. 
 

"[Dizer] A todos aqueles brasileiros que a partir de hoje têm que ser muito inteligente. Nós geramos empregos, nós pagamos impostos e sabe o que que a gente faz? A gente gasta o nosso dinheiro lá no Nordeste. Não vamos fazer isso mais. Vamos gastar dinheiro com quem realmente precisa, com quem realmente merece. A gente não vai mais alimentar quem vive de migalhas. Vamos gastar o nosso dinheiro aqui no Sudeste, ou no Sul ou fora do país, inclusive porque fica muito mais barato. Um brinde a gente que deixa de ser palhaço a partir de hoje", disse.


CONFIRA O VÍDEO:
REPRODUÇÃO/ REDES SOCIAIS

Flávia ainda escreveu na descrição do vídeo: “Lamentavelmente mais necessário, precisamos ser racionais. Democracia é democracia”.

Após a repercussão das falas, Flávia Aparecida Moraes pediu licença do cargo. Em nota, a OAB Uberlândia informou que não se manifesta sobre declarações de cunho pessoal de seus inscritos e disse que as declarações da advogada não refletem o posicionamento da instituição

Por meio das redes sociais, o presidente da OAB Minas, Sérgio Leonardo, repudiou a fala e recomendou que a advogada seja destituída do cargo. 
 

"A manifestação feita pela colega é de cunho pessoal e não reflete a manifestação da entidade. A OAB repudia de forma veemente as expressões utilizadas que materializam preconceito e discriminação contra o povo nordestino. Caracteriza um tipo de xenofobia regional intolerável, inadmissível. A OAB de Minas Gerais recomenda à OAB de Uberlândia que independente da licença requerida pela colega a destitua do cargo porque ela não tem condições de participar desta gestão da OAB de Minas Gerais", informou.

 

O Diário de Uberlândia tentou contato com a advogada para comentar as declarações. Flávia chegou a atender, mas desligou logo em seguida dizendo que não poderia falar no momento. 

 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90