Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/10/2022 às 13h15min - Atualizada em 05/10/2022 às 13h15min

Força-tarefa cumpre 100 mandados de prisão, busca e apreensão em Uberlândia e região

Operações "Lavanderia dos Sonhos" e "Seth" foram deflagradas nesta manhã; alvos são envolvidos em lavagem de dinheiro e jogo do bicho

IGOR MARTINS I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Investigações chegaram a uma associação familiar organizada de Uberlândia I Foto: IGOR MARTINS
Agentes da Polícia Civil (PC), Polícia Militar (PM) e do Ministério Público Estadual (MPE) cumpriram, na manhã desta quarta (5), 100 mandados de prisão e busca e apreensão durante as operações "Lavanderia dos Sonhos" e "Seth", deflagradas nas cidades de Uberlândia, Araguari, Prata, Monte Alegre e Tupaciguara. Os alvos são membros de uma associação familiar, suspeita de praticar lavagem de dinheiro e fomentar o "jogo do bicho" na região.
 
De acordo com o delegado-chefe da Polícia Civil, Marcos Tadeu Brito Brandão, essa é a maior investigação ocorrida em Uberlândia relacionada ao crime. Foram empenhados 127 policiais militares, 108 policiais civis, além de cinco promotores de Justiça. As ações contaram ainda com o apoio da Secretaria Estadual de Fazenda e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Uberaba e Patos de Minas.
 
As investigações tiveram início há mais de um ano. Em coletiva de imprensa realizada na sede do MPE, Marcos Tadeu explicou que durante o cumprimento dos mandados foi apreendida uma grande quantidade de cigarros de origem paraguaia, produtos de contrabando ou descaminho.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 
"Nós tivemos que pedir apoio ao Corpo de Bombeiros para fornecer um caminhão para que pudéssemos transportar o conteúdo ilícito para a Polícia Federal (PF). Abriu-se aqui outra investigação, fruto do nosso trabalho. Foram apreendidas também uma vasta quantidade de munições e armas de diversos calibres", informou.
 
Conforme relatado pelo delegado, todo o armamento apreendido será encaminhado ao Ministério do Exército para averiguação de licenças para aquisição das armas. A estimativa é de que mais de R$ 200 mil tenham sido apreendidos apenas em munições.
 
ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA
De acordo com o promotor de Justiça Thiago Ferraz, as investigações trabalharam com duas frentes. A primeira investiga uma associação familiar organizada em Uberlândia, composta por lavagem de capitais, que fomentava o jogo do bicho na cidade. Segundo ele, a família atua com o crime há pelo menos três gerações.
 
"Essa organização era muito bem arquitetada e organizada. Ela se dividia nas funções do jogo do bicho, ostentavam alto poder aquisitivo, com bens de luxo e imóveis em condomínios", disse o promotor.
 
Dos 100 mandados, 12 foram de prisão, cumpridos nos imóveis dos envolvidos em Uberlândia e Araguari e nos pontos do jogo do bicho. Em esclarecimento à imprensa, o promotor disse que as investigações em Araguari aconteceram após o registro de dois crimes, envolvendo um homicídio consumado e uma tentativa de homicídio.
 
"Esses dois crimes foram praticados por disputa de ponto por jogo do bicho. A partir disso descortinou-se a existência de duas organizações criminosas em Araguari que estavam promovendo a disputa do jogo do bicho, até que se chegou o homicídio e a tentativa de homicídio. Todos os envolvidos serão encaminhados à Penitenciária e as investigações vão continuar", detalhou.
 
Ainda segundo Thiago Ferraz, os veículos dos envolvidos foram apreendidos. O promotor do MPE relatou ainda que com as investigações, foi descoberto a ligação de lavagem de capitais a partir da plantação de abacaxis fictícios, na cidade de Monte Alegre de Minas, onde as autoridades policiais colheram outras informações.
 
"Com isso, nós chegamos às notas frias produzidas por esse núcleo. Trata-se da maior investigação ocorrida na região de Uberlândia envolvendo o jogo do bicho", argumentou Ferraz.
 
RECADO À CRIMINALIDADE
De acordo com o tenente-coronel Rodrigo, da Polícia Militar, a operação é um recado à criminalidade de Uberlândia e comprova a parceria entre as forças de segurança da região. Segundo ele, todos os locais de jogo do bicho foram visitados, e as investigações ainda não terminaram.
 
"O objetivo da operação foi plenamente cumprido, muito embora ainda estamos finalizando os trabalhos. Com a continuação das investigações, com certeza teremos resultados bastante positivos. Foi um impacto para a criminalidade em Uberlândia, porque aqui as forças de segurança realmente trabalham juntos", afirmou.

VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90