Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/09/2022 às 12h00min - Atualizada em 07/09/2022 às 12h00min

Uberlândia está há mais de 100 dias sem chuvas significativas; umidade do ar pode chegar a 10% neste mês

Climatologista aponta que precipitações devem ocorrer somente em outubro

SÍLVIO AZEVEDO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Previsão também aponta altas temperaturas nos próximos dias | Foto: Arquivo Diário

Uberlândia está há mais de 100 dias sem chuvas consideráveis e o tempo seco deve permanecer ao longo do mês de setembro, conforme aponta o climatologista Rildo Costa. Além da baixa umidade do ar, que pode chegar a 10% no período da tarde, as temperaturas seguirão altas nos próximos dias. 

Ainda de acordo com Rildo, o cenário atual é normal para a época do ano e a previsão é de que o município fique mais de 120 sem precipitações. “Esse processo é normal, pois geralmente temos uma estação seca prolongada. O nosso clima é tipicamente esse, duas estações bem definidas, uma estação chuvosa e uma estação seca”, disse.

A expectativa do climatologista é de que as chuvas mais significativas comecem somente em meados de outubro. “Até o dia 18 deste mês teremos uma probabilidade de chuvas de 5%, temperaturas máximas entre 27 e 32 graus e umidade relativa baixa, podendo chegar até 10%”, frisou. 

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nos próximos dias, as temperaturas em Uberlândia poderão variar com mínima de 19ºC e máxima de 32ºC. O céu claro deve se manter predominante e rajadas de vento podem ocorrer no fim da tarde e início da noite. 

COMÉRCIO
O período de estiagem e sensação de desconforto da população com o tempo seco impacta diretamente os comércios da cidade. De acordo com Elisa da Silva Barros, farmacêutica e proprietária da Drogaria Triângulo, nos últimos dias, muitas pessoas estão procurando por antialérgicos, inaladores e outros produtos para manter as vias respiratórias hidratadas.

“O tempo seco tem acarretado uma melhora no faturamento, pois existe muita procura de medicamentos relacionados a região respiratória, os antialérgicos e, principalmente, os soros para lavagens nasais e nebulizações. Consequentemente aumenta a venda de umidificador e inaladores para esses objetivos". 

Elisa disse ainda que nos períodos de clima mais quente e seco, a procura por produtos como medicamentos, soros fisiológicos, umidificador e inalador aumenta em 70%. Com isso, o mercado começa a sentir os efeitos, como dificuldade no reforço do estoque.

“Estamos tendo faltas tremendas destes produtos, principalmente soro fisiológico, que está muito crítico, além dos xaropes antialérgicos e corticóides. Então a procura está sendo bem lucrativa, mas infelizmente estamos tendo muita dificuldade na compra e a demora para chegar pra gente”.

RESERVATÓRIOS
Mesmo com tantos dias sem chuva, a situação dos reservatórios de água de Uberlândia ainda é cômoda e sem riscos de desabastecimento, segundo aponta o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).

“Hoje temos capacidade de produzir 6m³/seg de água e isso equivale a uma população de 1,5 milhão de habitantes. E é a capacidade do nosso sistema. Uberlândia tem esse conforto hídrico. Com a chegada de Capim Branco, estamos tranquilos quanto à questão do abastecimento, até porque ele é controlado por uma represa de regularização, que é Nova Ponte. Então o risco de diminuição de água é mínima”, disse o diretor-técnico da autarquia, Geraldo Sílvio.

Geraldo reforçou ainda que, mesmo com essa segurança, a população precisa cooperar e economizar no consumo de água, evitando desperdícios. “Não temos motivos para preocupação, mas sempre pedimos à população que economize água, porque estamos a 113 dias sem chuva e olhando os dados do Inpe, até dia 17 não tem uma gota de chuva marcada. Então a tendência dos mananciais, principalmente Sucupira e Bom Jardim, é cada dia que passa, ter menos água no manancial, até chover novamente. Então temos que ter esse cuidado. A natureza é imprevisível”. 


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90