Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/09/2022 às 12h00min - Atualizada em 06/09/2022 às 12h00min

Imunização contra a raiva atinge mais de 13,9 mil animais na zona rural de Uberlândia

Expectativa era vacinar 14 mil cães e gatos; etapa urbana deve começar na segunda quinzena de setembro

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Coordenadora do Programa de Controle da Raiva alerta sobre importância da vacinação em animais, única forma de prevenir a doença I Foto: VALTER DE PAULA/SECOM/PMU
Terminou na última semana a 38ª Campanha de Vacinação Antirrábica realizada na zona rural de Uberlândia. De acordo com o Programa de Controle da Raiva, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), 13.391 animais foram vacinados durante a ação, de uma expectativa final de 14 mil, atingindo 95,6% do esperado.
 
A imunização dos animais contra a raiva é fundamental para combater a doença, que atinge mamíferos como cães, gatos, cavalos, bois, macacos, morcegos e até mesmo seres humanos. A enfermidade é transmitida quando a saliva do animal infectado entra em contato com a pele lesionada ou mucosa através de mordidas, arranhões e lambeduras.
 
O vírus da raiva ataca o sistema nervoso central, podendo levar à morte em pouco tempo de evolução da doença. Segundo o Ministério da Saúde, a letalidade da doença é de praticamente 100%, mas pode ser evitada com a imunização, a única forma de prevenção contra a enfermidade.
 
De acordo com a coordenadora do Programa de Controle da Raiva, Lilian Andrade, a raiva é uma doença de grande importância e que não deve ser subestimada pela população. Em entrevista ao Diário, ela afirmou que a população da zona rural que não tenha vacinado seus animais deve procurar o CCZ para garantir a saúde e proteção dos pets e deles mesmos.
 
Segundo Lilian, a raiva apresenta dois ciclos de transmissão: o urbano e o silvestre. No Brasil e no mundo, os cães ainda são considerados responsáveis por mais de 90% da exposição e da morte em seres humanos. Ela ressalta que todas as dúvidas e esclarecimentos sobre a campanha podem ser informadas pelo telefone (34) 3213-1470.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 
Desde o início da imunização dos animais na zona rural, os agentes da CCZ passaram por comunidades como Cruzeiro dos Peixotos, Martinésia, Tapuirama, Jockey Camping, Chácaras Douradinha, Vila Marielza e o distrito de Miraporanga.

Ainda segundo a coordenadora do Programa de Controle, as ações de conscientização e vacinação antirrábica em animais permitiram que Uberlândia esteja há mais de 30 anos sem registros da doença em cães e gatos na cidade. Apesar disso, a participação da comunidade é fundamental para manter os índices atuais, já que a raiva não tem cura e pode levar os animais e os humanos à morte em poucos dias após o surgimento dos sintomas.
 
“A raiva é uma doença importante, e só neste ano tivemos seis casos identificados em morcegos, que são o principal reservatório do vírus. É muito importante as pessoas vacinarem seus animais. Se um animal tiver contato com um morcego, por exemplo, ele pode adquirir e transmitir o vírus”, explicou.
 
Os principais sintomas da raiva em humanos incluem confusão mental, agressividade, alucinações, febre, mal-estar, náuseas, dor de garganta, perda de apetite, ansiedade, convulsões, espasmos musculares e dificuldade para engolir. Já no caso dos animais, os principais sintomas são: excitação, agressividade, medo, depressão, ansiedade e demência. No caso dos cães, o latido geralmente fica diferente do normal, parecendo um “uivo rouco”.
 
ZONA URBANA
Com o fim da campanha da vacinação antirrábica na zona rural, Lilian Andrade afirmou que o Centro de Controle de Zoonoses já se prepara par iniciar o trabalho de imunização animal na zona urbana. De acordo com ela, a expectativa é de que a nova campanha comece na segunda quinzena de setembro.
 
Ainda segundo a coordenadora do Programa de Controle da Raiva, a vacinação em cães e gatos deve acontecer de 12 em 12 meses e, por isso, os donos dos pets devem estar atentos à carteira de vacinação do animal.
 
“A vacina antirrábica é a única dada de forma gratuita pelo governo. A raiva não tem tratamento, a única forma de prevenir é por meio da vacinação. A gente conta com a colaboração dos cidadãos em levar seus animais. Se as pessoas quiserem trazer os pets ao CCZ, ficamos abertos de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30”, disse.

VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90