Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
03/09/2022 às 08h30min - Atualizada em 03/09/2022 às 08h30min

Em coletânea de artigos, economista de Uberlândia fala sobre a retomada da economia brasileira

Benito Salomão e outros nomes do mercado financeiro debatem e lançam propostas para o desenvolvimento econômico no país

REDAÇÂO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
A obra é a mais nova edição temática da revista Política Democrática | Foto: Divulgação

O economista de Uberlândia, Benito Salomão, junto a outros nomes do mercado financeiro, lançou a obra escrita “Retomada do Desenvolvimento: reflexões econômicas para um modelo de crescimento com inclusão social”. A publicação reúne visões, debates e propostas econômicas para o governo brasileiro. 

 

A obra é a mais nova edição temática da revista Política Democrática, editada pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), em Brasília. Em formato de coletânea de artigos, a publicação conta com a participação dos organizadores da 60ª edição da revista, os economistas Benito Salomão e José Luis Oreiro, que discutiram as propostas com as economistas Camila Hermida e Julia de Medeiros Braga e com Antonio Corrêa de Lacerda.

 

De acordo com a obra, o Brasil passa neste ano por um momento crucial de sua recente vida democrática. As eleições de outubro serão, ainda, permeadas por um componente adicional de incertezas advindas da economia. Após praticamente uma década perdida, em que a economia brasileira apresentou em 2020 um PIB per capita inferior ao que tinha em 2010, o país ainda segue com dois desafios às vésperas de a população ir às urnas.

 

O primeiro desafio é, de acordo com os organizadores, a capacidade de o Brasil reafirmar sua democracia restabelecendo uma convivência sadia entre as instituições que o governam. Além disso, o país deverá encontrar um caminho para restabelecer as bases mínimas para o crescimento sustentado nesta década em curso e na próxima.

 

“A poucos meses de uma eleição crucial para a sociedade brasileira, o debate público está concentrado em leitura de pesquisas de intenção de votos, em polêmicas inúteis e em questões puramente identitárias. Aos poucos, a opinião pública brasileira vai se distanciando de uma concepção utópica de desenvolvimento”, diz um trecho da obra.

 

A mais nova edição da revista Política Democrática visa mostrar para a opinião pública que, embora o crescimento com distribuição de renda tenha se tornado distante na última década, este é um caminho que pode ser retomado com ideias e empenho político. Segundo a publicação, “o país precisa parar de desperdiçar energias com embates inúteis, crises institucionais sem sentido e acirramentos a troco de nada”.

 

Com análises científicas, a obra defende uma mobilização para que o país tenha população devidamente educada, economia diversificada e integrada ao novo padrão tecnológico, serviços públicos universais e de boa qualidade, além de infraestrutura capaz de integrar as muitas regiões do país. A revista sinaliza, ainda, como conquistar crescimento perene do PIB per capita a longo prazo somado à melhoria do padrão distributivo desta riqueza.

 

Os interessados em se aprofundar nas propostas sugeridas pelos autores, podem conferir e baixar a obra no portal da FAP.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90