Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/08/2022 às 18h21min - Atualizada em 02/08/2022 às 18h21min

Hemocentro de Uberlândia está em situação de alerta devido ao baixo número de doações de sangue

Tipos O- e A+ estão com apenas 20% de estoque; doenças respiratórias provocadas pelo inverno afeta quantidade de doações

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA

O Hemocentro de Uberlândia, que atende 18 municípios do Triângulo Mineiro, está em situação de alerta devido ao baixo número de doações de sangue. De acordo com a Fundação Hemominas, a unidade tem 70% das vagas disponíveis para doadores interessados. 

 

Segundo a fundação, no inverno é difícil manter os estoques por conta das doenças respiratórias comuns da época do ano. Atualmente, dois tipos sanguíneos estão em baixa: O- e A+, com 20% apenas. Já o O+ está com 40% de estoque.

 

A doação de sangue é importante para manter os estoques com quantidade segura, pois, quando estão em baixa, cirurgias eletivas são adiadas e os atendimentos de urgência e emergência são priorizados.

 

Quem quiser doar sangue deve fazer o agendamento pelo site da Hemominas, no hemominas.mg.gov.br, ou pelo aplicativo MG APP. O Hemocentro fica localizado na avenida Levino de Souza, nº 1845, bairro Umuarama. O telefone para contato é (34) 3088-9200.

 

Segundo a Hemominas, para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade, estar em boas condições de saúde e pesar no mínimo 50kg. Além disso, é preciso que o doador tenha dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas e estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação). Na hora da doação, tem que apresentar documento original com foto recente e os menores de idade precisam da autorização de um responsável.

 

Ainda de acordo com a Hemominas, caso a pessoa tenha testado positivo para covid-19, é necessário aguardar 10 dias após a melhora completa dos sintomas para doar. Nos casos mais graves, o prazo pode ser maior em virtude das complicações associadas à doença.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

VEJA TAMBÉM:

 
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90