Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/07/2022 às 15h01min - Atualizada em 26/07/2022 às 15h01min

Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos é inaugurado em Uberlândia

Espaço idealizado pelo Grupo Luta Pela Vida é o primeiro da cidade dedicado à assistência de pacientes que não respondem mais aos procedimentos convencionais

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Unidade possui capacidade para 42 leitos distribuídos em 22 apartamentos | Foto: Divulgação

No último fim de semana, foi inaugurado o Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos, em Uberlândia. A umidade é a primeira da cidade dedicada à assistência de pacientes que não respondem mais aos procedimentos convencionais de tratamento e precisam de acompanhamento médico e apoio psicossocial para terem mais qualidade de vida

 

O espaço foi idealizado pelo Grupo Luta Pela Vida e construído com recursos 100% doados pela sociedade. São mais de R$ 13 milhões investidos na construção da unidade que possui capacidade para 42 leitos distribuídos em 22 apartamentos. Além de Uberlândia, a unidade irá receber pacientes de mais de 75 municípios da região.

 

O prédio, que possui aproximadamente 3.000m², está localizado no bairro Alto Umuarama, em Uberlândia (MG), e conta ainda com ambientes de atividades manuais e socialização, como sala de artesanato, espaço ecumênico, TV, varandas, posto de enfermagem, e ainda sala de apoio psicológico. Dentre os profissionais dedicados a acolher e prestar assistência aos pacientes no espaço há psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos.


A relevância do projeto é destacada pelo diretor do Grupo e oncologista, Dr. Rogério Araújo. "A inauguração do Centro abre uma nova fronteira de aconchego para os pacientes de cuidados paliativos da rede pública de Uberlândia e cidades vizinhas. Inicialmente, estamos com 10 leitos em funcionamento, mas podemos chegar a 44 internações de pessoas que contarão com uma estrutura completa e profissionais preparados para acolher e confortar", contou.

 

Dr. Rogério ainda comenta sobre o cenário dos cuidados paliativos no país. "São poucas as cidades que contam com uma estrutura planejada de um centro de cuidados paliativos. No Brasil, são cerca de 30, mas infelizmente a grande parte deles é apenas um cantinho escondido. Podemos orgulhosamente dizer que temos um dos melhores Centros de Cuidados Paliativos Oncológicos do país", celebra o diretor. 

 

A inauguração do Centro é a transformação de um grande sonho do Grupo em realidade, mas também intensifica os desafios da ONG. Assim como a construção, atualmente o valor necessário para a manutenção do espaço também depende das doações da sociedade, como conta a presidente do Grupo Luta Pela Vida, Thaísa Gapski. "Por meio da solidariedade e confiança da população é que conseguimos alcançar mais este importante marco, que é a inauguração do Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos. Nossa gratidão a cada parceiro e aos milhares de doadores de toda a região que tornaram esta conquista possível. A continuidade deste apoio também será fundamental para viabilizar os atendimentos prestados no espaço, pois o recurso para a manutenção do Centro vem de doações", finalizou Thaísa.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

 

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90