Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/07/2022 às 11h00min - Atualizada em 21/07/2022 às 11h00min

Umidade do ar cai para 25% e acende alerta em Uberlândia e região

Massa de ar Tropical Marítima mantém Triângulo Mineiro em estado de atenção; chuva só deve voltar na segunda quinzena de agosto

SÍLVIO AZEVEDO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Chuvas só devem retornar na segunda quinzena de agosto, segundo meteorologista I Foto: AGÊNCIA BRASIL
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de baixa umidade para 159 municípios mineiros. Segundo o órgão, no período da tarde, a umidade do ar está atingindo níveis de 25%, que se assemelham ao clima desértico. Além de Uberlândia, outras cidades da região, como Araguari, Monte Alegre de Minas, Patos de Minas e Romaria também estão sob alerta por conta do clima seco.
 
Segundo o climatologista Ruibran dos Reis, a baixa umidade do ar é resultado de uma massa de ar que está atuando com forte intensidade, principalmente nas duas últimas semanas, fazendo um bloqueio de ventos vindos do Sul e, até mesmo, de massa de ar polar.
 
“Nós temos uma massa de ar gerada pela circulação geral da atmosfera, que fica entre o Brasil e a África o ano inteiro, a Tropical Marítima. Com a diminuição da radiação solar nos meses do outono e inverno, essa massa de ar ganha intensidade no estado. Ela é de alta pressão, que assopra de cima para baixo, dificuldade a formação de nuvens. Nosso outono e inverno é marcado pela amplitude térmica diária alta, com mínimas da madrugada baixa e a tarde fazendo calor, e a baixa umidade relativa do ar”, explicou.
 
De acordo com Ruibran dos Reis, a umidade pode baixar ainda mais nos próximos dias. “Está variando de 25 a 30%, mas ainda não tivemos críticos. O normal, até para essa época do ano, é observar índices em estado de alerta, entre 12% e 20%, mas ainda não tivemos tão críticos assim esse ano. Mas, na próxima semana, a tendência é que o valor da umidade relativa do ar, no Triângulo Mineiro, já fique abaixo dos 20%, entrando no estado de alerta”, informou.
 
O especialista ouvido pelo Diário disse ainda que os modelos meteorológicos mostram que nos próximos 10 dias não há previsão de chuva. A estimativa é que até o fim do mês a temperatura suba bastante, variando entre 34°C e 35°C. O climatologista reforçou ainda que agosto é um mês com pouca chuva e, caso ocorra, será mais próxima da segunda quinzena, mas de maneira isolada.
 
“Temos modelos que rodam a previsão climática, mostram que a chuva vai atrasar, para meio do mês de outubro. Com isso, setembro ainda terá uma seca. Aqui na região a seca será severa. É importante economizar água porque o período seco será bem tenso”, destacou.

 

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp

 
DOENÇAS RESPIRATÓRIAS
Com o tempo seco e a queda da umidade, quem mais sofre são as pessoas que possuem doenças respiratórias. A empreendedora e digital influencer Débora Luiza Oliveira, de 44 anos, tem rinite e alergia. Nesta época do ano, o quadro fica ainda mais delicado, inclusive com as queimadas que acontecem nesse período.
 
“Eu, meu marido e minha filha, que não mora mais comigo, temos problemas respiratórios. Temos rinite, alergia e nesse tempo é mais complicado ainda, pois fica muito seco, venta muito, entra aquela poeira. E fora as queimadas. Então isso complica bastante. A gente passa bem mal mesmo”, contou.
 
Para aliviar o clima, ela busca alternativas para driblar o incômodo. “Para aliviar um pouco os impactos, deixo vasilha no quarto com água, toalha úmida na janela, uso o umidificador para poder melhorar um pouco e dar qualidade de vida nas nossas noites de sono. Mas é bem complicado”.
 
COMÉRCIO
O clima seco também aumenta a demanda pelo uso de umidificadores, climatizadores e inaladores. Segundo o proprietário da Casa do Inalador, Mário Luiz da Silva, o mercado ainda não está aquecido, mas as pessoas estão procurando equipamentos, principalmente para manutenção.
 
Mário reforça que o movimento está dentro do parâmetro normal do período, mas espera que, a partir de agosto, o movimento melhore. “Esse mês não melhorou, está no normal. A procura pelo conserto foi maior que a venda, cerca de 30 contra 12. Mês passado foi mais o inalador, por causa do frio. Acredito que mês que vem a venda melhora”, reforçou.
 
A loja comercializa umidificadores com preços que variam entre R$ 155 e R$ 345.

VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90