Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/07/2022 às 08h30min - Atualizada em 21/07/2022 às 08h30min

Reabilitação de tamanduás-bandeira é tema de exposição em Uberlândia

Objetivo do projeto é alertar sobre as ameaças à biodiversidade; mostra está disponível no Uberlândia Shopping até 7 de agosto

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Iniciativa trabalha com uma espécie ameaçada de extinção e busca mitigar as ameaças que os animais sofrem na natureza | Foto: Divulgação
O Uberlândia Shopping recebe, até o dia 7 de agosto, uma exposição inédita de fotos do “Projeto TamanduASAS”, realizado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). A mostra reúne 10 fotografias e ilustra o trabalho desenvolvido pela equipe da iniciativa desde a chegada dos filhotes de tamanduás órfãos até a criação, reabilitação e algumas das ameaças que os animais vivem.

O TamanduASAS cadastra propriedades rurais propícias à reabilitação e soltura de animais silvestres em Minas Gerais, permitindo que os animais, em especial os tamanduás-bandeiras, sejam devolvidos ao seu ambiente natural com mais chances de adaptação e sobrevivência.

A médica veterinária e analista ambiental do IEF, Juliana Magnino, afirma que repassar o conhecimento e trazer conscientização sobre a realidade dos animais silvestres na natureza é de suma importância.

“Precisamos contar para as pessoas o que está acontecendo com os animais em vida livre e as ameaças à biodiversidade que, na maioria das vezes, é causada pelo homem. Nosso intuito é sensibilizar as pessoas na busca por uma mudança de atitude individual. Precisamos atingir toda comunidade e é por isto que teremos essa mostra inédita. Vai ser impossível não se apaixonar pelo tamanduá-bandeira”, afirmou.

Juliana salienta ainda que o grande diferencial do projeto TamanduASAS é a sua mensagem de preservação. Além de trabalhar com uma espécie ameaçada de extinção, o trabalho busca alternativas de mitigar as ameaças que eles sofrem na natureza.

“Com o monitoramento pós-soltura dos tamanduás, conseguimos entender o que realmente está acontecendo no ambiente, que reflete em todas as espécies e na biodiversidade. O tamanduá-bandeira é a nossa espécie chave para a conservação e vai deixar a mensagem da necessidade de mudanças, que precisa começar por cada um de nós”, reforçou.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram


OFICINAS
Além da mostra fotográfica, a TamanduASAS também contempla oficinas de origami (dobraduras em papel), livro infantil “O incrível tamanduá-bandeira” e as ilustrações para colorir feitas pelo artista Guilherme Cahu, que produziu o livro infantil autoral “A Aventura de Bernardo" e terminou o mestrado em Design na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pesquisando a relação texto-imagem em livros ilustrados.

“A responsabilidade ambiental é um de nossos principais pilares. Nos comprometemos em promover e abraçar campanhas e exposições com caráter ambiental para difundir conhecimento e promover a conscientização. Estamos muito felizes por receber essa exposição tão importante, que retrata o trabalho de profissionais que estão se esforçando para melhorar nossa biodiversidade, salvar espécies ameaçadas de extinção e diminuir os impactos causados pelo homem”, afirmou o gerente de Marketing do Uberlândia Shopping, Rayan Raison.  

SERVIÇO:
O QUE: Exposição TamanduASAS
QUEM: Instituto Estadual de Florestas (IEF)
QUANDO: até 7 de agosto
ONDE: Uberlândia Shopping, no Jardim Central (em frente às lojas Americanas)

VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90