Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/07/2022 às 09h30min - Atualizada em 10/07/2022 às 09h30min

Mechas de esperança: doadores ajudam a reconstruir autoestima de pacientes com câncer em Uberlândia

Projeto do Hospital do Câncer utiliza mechas de cabelos doadas para confecção de perucas

SÍLVIO AZEVEDO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Ação é realizada pela instituição há mais de 20 anos | Foto: Divulgação
Um dos efeitos colaterais do tratamento de quimioterapia é a queda de cabelos e muitos pacientes acabam sofrendo com a baixa autoestima quando os primeiros fios começam a cair. Por isso, um projeto de confecção de perucas visa proporcionar conforto para as pessoas que lutam contra o câncer em Uberlândia. 

A ação é proporcionada pelo Hospital do Câncer de Uberlândia há mais de 20 anos. Segundo o coordenador de Marketing do Grupo Luta Pela Vida, Alexandre Oliveira, o projeto tem o objetivo de oferecer um cuidado e atenção aos pacientes oncológicos. 

Todas as perucas são confeccionadas com mechas de cabelos doadas pela população. O estudante de jornalismo, Felipe Melo, de 22 anos, faz parte do grupo de pessoas que ajuda a instituição a manter o projeto. 

Felipe fez a primeira doação em junho do ano passado. Para ele, foi um sentimento muito bom por saber que o cabelo será utilizado para melhorar a autoestima dos pacientes que passam por tratamento de câncer.

“Foi a primeira vez que eu doei, nunca tinha feito isso antes. Eu deixei meu cabelo crescer por três anos e já estava bem grande, era muito apegado nele. Mas fazia um tempo que eu flertava com a ideia de cortar já, queria uma mudança. Foi meio impulsivo, no fim das contas, e eu simplesmente marquei o horário e fui”.

Foram doadas sete mechas grossas, e o incentivo veio por uma situação familiar, que impulsionou a vontade de Gabriel em realizar o nobre gesto. “Eu já pensava em doar quando cortasse, e somado a esse impulso de mudança, aconteceu que meu tio foi diagnosticado com câncer, então foi um impulso a mais pra doar”.

Na casa da Valéria Bento de Sousa, de 47 anos, o incentivo para doar acabou sendo passado de mãe para filhas, que têm 12 e 18 anos. Elas já contribuíram para que perucas sejam feitas.

“A gente procura mostrar algo bom através das ações. Luísa sempre foi como eu, solidária ao próximo. Luísa Maria hoje está com 18 anos, mas doou a primeira vez em 2016 e estava com 13 anos. Em 2021 fez outra doação”.

Valéria também já doou duas vezes, em 2016 e em janeiro deste ano. Vão-se os cabelos, ficam os sentimentos de gratidão, alegria e amor. “Depois da doação tivemos a oportunidade de ir ao Hospital do Câncer e ficamos felizes em poder deixar alguém feliz ao usar uma peruca”.


PROCESSO
Quando há doação dos cabelos, é feita uma triagem para selecionar os que se adequam mais à produção das perucas. “O Grupo Luta Pela Vida faz a triagem do cabelo, cuida para que possa estar da melhor forma possível. Então, passa por toda essa análise para depois ir para a confecção da peruca”, disse Alexandre.

O coordenador de marketing reforçou que qualquer estilo de cabelo pode ser doado. “Todo o cabelo é aceito, com químicas, com progressivas e em todos os tamanhos. A gente pede que tenha, mais ou menos, uns 20 centímetros porque dá para aproveitar melhor no trabalho, mas às vezes os cabelos menores podem ser doados para fazer acabamento. Então qualquer tipo de cabelo é aceito para que a gente possa confeccionar as perucas”. 

Qualquer pessoa do Brasil pode realizar a doação, através do envio das mechas ao endereço do Grupo Luta Pela Vida, avenida Dom Pedro II, nº 365, bairro Alto Umuarama. Caso a pessoa seja de Uberlândia, basta levar no Hospital do Câncer, que fica localizado na avenida Amazonas nº 1096. 

“É importante que o cabelo não esteja molhado na hora da doação, seja armazenado seco para que não tenha mofo, e que esteja preso em “liguinhas” (elásticos) para não soltar nenhum fio”, reforçou Alexandre.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90