Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
29/06/2022 às 08h03min - Atualizada em 29/06/2022 às 08h03min

Ex-vice-prefeita de Uberlândia, Niza Luz, morre aos 82 anos

Uberlandense foi vice de Virgílio Galassi e implantou o serviço social no HC-UFU

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Niza foi a primeira mulher a se candidatar a prefeita na cidade de Uberlândia I Foto: Reprodução Instagram

A ex-vice-prefeita de Uberlândia, Niza Ribeiro da Luz, morreu aos 82 anos na noite de segunda (27), após sofrer um infarto agudo do miocárdio em sua casa, em Uberlândia.

Segundo informações, Niza havia colocado um marca-passo no último sábado (25) e na segunda, ao voltar para casa, sofreu o infarto. Ela era viúva do médico Simão de Carvalho Luz e deixa três filhos. O velório acontece nesta quarta (29), das 10h às 16h, na Paz Universal. O sepultamento ocorre na sequência no Cemitério São Pedro.


Niza se formou em 1975 na primeira turma da Faculdade de Serviço Social de Uberlândia (FASSU) e foi secretária de Ação Social no município, assumindo o cargo pela primeira vez em outubro de 1984, a convite do então prefeito Zaire Rezende. Ela permaneceu no cargo até abril de 1988, quando pediu exoneração para ser candidata a prefeita nas eleições municipais daquele ano, disputando o pleito com Virgílio Galassi e Luiz Alberto Rodrigues, ficando na terceira colocação.




Em 1993, Niza voltou ao antigo cargo a convite de Paulo Ferolla, e deixou novamente a função em 1996 para ser candidata a vice-prefeita com Virgílio Galassi. A assistente social foi a responsável por implantar o Serviço Social no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) e, como secretária, idealizou e criou o Centro de Fiação e Tecelagem, o Centro de Bairro Primeiro de Maio (Centro Profissionalizante Planalto) e Centro de Bairro Lagoinha.

Além disso, idealizou e criou os bairros Tocantins e Esperança, o primeiro Núcleo de Apoio a Mulher na Prefeitura Municipal, e dentro da secretaria fez a implantação de um setor de apoio a Criança e ao Adolescente e o Conselho de Entidades Comunitárias (CEC).


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram



VEJA TAMBÉM:

Niza Luz foi a única mulher a assumir a Prefeitura de Uberlândia


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90