Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
25/06/2022 às 13h36min - Atualizada em 25/06/2022 às 13h36min

MPE recomenda retomada de atendimentos laboratoriais pela Unimed Uberlândia

Operadora tinha descredenciado laboratório, o que gerou manifestação de consumidores e da própria empresa

REDAÇÃO| DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
O Ministério Público Estadual, através da Promotoria de Defesa do Consumidor, recomendou que a Unimed Uberlândia retome, de forma imediata, os atendimentos com todos os laboratórios de análise clínicas, imagem e assemelhados descredenciados neste ano, sob pena de ação civil pública.

A decisão foi após reclamação de que a cooperativa de planos de saúde teria descredenciado um laboratório de imagens da cidade, o que teria gerado reclamações de consumidores e do próprio laboratório.

“Essa medida interruptiva gerou por parte dos reclamantes-laboratórios petição narrando os fatos e pleiteando providências por parte do Ministério Público. De outro lado, consumidores já apresentaram reclamações, igualmente, queixosos quanto à modificação do quadro de laboratórios à disposição”, explicou o promotor de justiça Fernando Martins na determinação.

Além da retomada dos atendimentos laboratoriais, o MPE determina que a Unimed Uberlândia, num prazo de 10 dias úteis, deve apresentar e comprovar que o novo laboratório escolhido presta os mesmos serviços com qualidade equivalente aos demais laboratórios descredenciados, além de ter repassado informações necessárias aos seus consumidores e que, o novo laboratório contratado, não tem expedientes contra si instaurados nas diversas repartições por questões sanitárias, inclusive no âmbito de atendimento ao Serviço Único de Saúde (SUS).

Em nota, a Unimed Uberlândia informou que recebeu a manifestação do MPE e prestará todos os esclarecimentos solicitados. A operadora salientou ainda que as medidas que vem tomando são totalmente em prol de seus clientes, visando uma prestação de serviços de qualidade, com custo apropriado, cumprindo com o seu papel para evitar onerar os planos com reajustes exacerbados.

“A Unimed Uberlândia comunica ainda que a rede credenciada mantida é uma rede ampla, de excelência e dotada de suficiência para atender seus clientes com qualidade. Na parte de imagem, por exemplo, na qual foi descredenciado o IPAC/SABIN, estão mantidos diversos prestadores como Check-up, CLIMA, CDI, UMC Imagem, Radioclinica, Pro Imagem, dentre outros. No caso das análises clínicas, a Unimed Uberlândia mantém o Check-up e o IPAC/SABIN como prestadores, e está implantando postos de coleta próprios que farão parte de uma extensa rede totalizando mais de 13 postos de coleta distribuídos em diferentes locais”.

A Unimed Uberlândia reafirmou que tem total tranquilidade, pois cumpriu todos os passos recomendados pela ANS relativos a tomada de decisão de revisão de rede prestadora e que acredita que zelar pela sustentabilidade da saúde suplementar também é uma forma de proteger os consumidores.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90