Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/06/2022 às 13h00min - Atualizada em 26/06/2022 às 13h00min

Uberlândia tem mais de 23 mil motoristas com a CNH vencida

Dirigir com documento vencido pode gerar multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira

SÍLVIO AZEVEDO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
A CNH deve ser renovada a cada dez anos para condutores com idade inferior a 50 anos | Foto: Agência Brasil
Segundo dados do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), mais de 23,6 mil motoristas de Uberlândia estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida. Do total, 15.442 pessoas estão com o documento expirado até um ano e 8.201 entre 12 e 24 meses.

De acordo com o delegado-chefe do 9º Departamento de Polícia Civil, Marcos Tadeu Brito Brandão, além dos condutores que realmente não cumpriram com o prazo de renovação da carteira, muitas pessoas que não moram mais em Uberlândia esquecem de atualizar a residência no sistema do Detran e a CNH consta como vencida.

“A pessoa tira a habilitação aqui em Uberlândia e muda, hipoteticamente, para Monte Carmelo. No sistema do Detran, se ela não tiver feito a atualização, continua residindo aqui em Uberlândia. A CNH dela venceu e pode estar dirigindo erroneamente lá em Monte Carmelo”, explicou. 

Ainda conforme dito por Marcos Tadeu,  dirigir com a CNH vencida não é crime, mas gera infração administrativa. “Se for pego dirigindo veículo automotor com sua carteira de habilitação vencida, ou sem habilitação, será gerada uma multa. E a multa é pesada, sem contar a dor de cabeça que você vai ter com isso”.

No inciso V do artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) o condutor que for flagrado dirigindo com a CNH vencida há mais de 30 dias prevê como penalidade 7 pontos na carteira, por ser considerada uma infração gravíssima, multa de R$ 293,47, recolhimento da carteira e retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.

A CNH deve ser renovada a cada dez anos para condutores com idade inferior a 50 anos. Já para quem tem de 50 e menos de 70, esse prazo é de cinco anos. As pessoas com idade igual ou superior a 70 anos devem renovar o documento a cada três anos.

Para os motoristas de Minas Gerais que precisam renovar a CNH, é necessário entrar no site do Detran-MG e solicitar a renovação, preencher um formulário, pagar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) que será gerado e agendar o exame médico na clínica indicada. 

“O mais importante é não perder o prazo. A CNH é válida apenas por 30 dias. Então, se sua CNH venceu em janeiro, você tem até fevereiro para providenciar isso. E hoje é tudo muito rápido. Hoje é muito célere isso. Está vendo que vai vencer esse prazo, já vai atrás da renovação”, disse o delegado.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90