Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/06/2022 às 10h13min - Atualizada em 14/06/2022 às 10h13min

Hemocentro de Uberlândia precisa de 2,3 mil voluntários para manter banco de sangue em níveis seguros

Nesta terça (14) comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue; unidade pede apoio da população para aumentar estoque

SÍLVIO AZEVEDO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade e estar em boas condições de saúde I Foto: AGÊNCIA BRASIL
Nesta terça-feira (14) comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue e, mais do que nunca, o Hemocentro de Uberlândia precisa de voluntários para garantir o estoque de alguns tipos sanguíneos. Atualmente, a unidade tem capacidade para 105 atendimentos diários e precisa de cerca de 2,3 mil voluntários para conseguir manter o banco de sangue em níveis seguros.

De acordo com informações do Hemocentro, a unidade está com apenas 40% de ocupação de vagas no número de agendamentos e os níveis de estoque mais baixos são o de sangue O+ (60%) e A+ (50%). Devido a baixa procura por parte dos doadores e a queda na quantidade de sangue estocado, a instituição recomendou, na última semana, a suspensão de procedimentos eletivos em hospitais da cidade.

A captadora do Hemonina, Patrícia Fernandes, informou que nos últimos dias houve uma melhora no comparecimento, porém ainda não estabilizou. “Tivemos uma grande procura com a recomendação da suspensão das cirurgia eletivas, mas ainda é pouco para a demanda e, nos próximos dias, os estoques podem voltar a cair”.

O baixo índice de doadores está relacionado a vários indicadores, como a pandemia, processos de vacinação e, também, a queda da temperatura. “Gripes e resfriados, que vêm acompanhados com a baixa temperatura, são alguns dos motivos para a falta de doadores. A população não vem quando fica mais frio ou tempo chuvoso. Ainda tem a dengue. É uma luta diária”, indagou Patrícia.

Para controlar a situação, a busca por doações também passa por um resgate de antigos doadores. E para isso, o Hemocentro usa da tecnologia como aliada para atingir um número maior de pessoas.

“Semana passada fizemos 5 mil contatos pelo Whatsapp e posts na rede social. Tentamos fazer um trabalho de resgatar os doadores que não vêm há muito tempo. Manter um contato mais próximo com o doador. Tivemos resultados. Quando completa os 60 dias deste a última doação para mulheres, e 90 para os homens, já enviamos uma mensagem”, afirmou a captadora.

A agenda de doações no Hemocentro em Uberlândia abre com 10 dias de antecedência. Para fazer o agendamento, é só entrar no site da entidade e escolher o horário. “Acredito que vá passar a crise, vai equilibrar. Continuamos fazendo nossos apelos e contamos com a contribuição da comunidade, que respondeu bem às nossas chamadas da última semana”, finalizou Patrícia.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

COMO DOAR?
Quem quiser doar sangue deve fazer o agendamento pelo site do Hemominas, hemominas.mg.gov.br, ou pelo aplicativo MG APP. O Hemocentro fica localizado na avenida Levino de Souza, número 1845, Bairro Umuarama. O telefone para contato é (34) 3088-9200.

Segundo o site do Hemominas, para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade e estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 kg. Além disso, é necessário que o doador tenha dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas e estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4h que antecedem a doação). Na hora da doação, é preciso apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do doador, já os menores de idade são necessários da autorização de um responsável.

REGRAS
  • Covid-19: aguardar 10 dias após a melhora completa dos sintomas para doar. Casos graves poderão ter um prazo maior em virtude das complicações associadas à doença.
  • Pessoas que testaram positivo, sem ter apresentado sintomas, devem aguardar 10 dias após a coleta do exame.
  • Profissionais de saúde que fizeram uso contínuo e correto de EPIs, durante atendimento a pacientes com Covid-19, podem doar.
  • Contato próximo com pacientes com Covid-19 durante o período de transmissão (primeiros 10 dias da doença), aguardar 7 dias após o último contato para doar (inclui contato sem utilização de máscaras pelo paciente e contactante, contato físico direto, residir em mesma casa/ambiente).
  • Após sintomas respiratórios associados à febre (temperatura axilar ≥38,0°C), sem testagem para Covid-19, aguardar 14 dias para doar.
  • Após sintomas respiratórios, na ausência de febre (temperatura axilar ≥38,0°C), sem testagem para Covid-19, aguardar 10 dias para doar. Se houver testagem negativa no 5° dia, poderá ser liberado para doar após 24 horas sem sintomas e sem uso de antitérmicos.

VEJA TAMBÉM:
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90