Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/06/2022 às 14h09min - Atualizada em 13/06/2022 às 14h09min

Retorno das festas juninas presenciais impulsiona vendas em lojas de fantasias e decorações

Empresários de Uberlândia relatam aumento da demanda durante o período festivo

IGOR MARTINS | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Procura por produtos e artigos típicos da época de São João teve alta neste mês | Foto: Pixabay
Após dois anos de interrupção devido à pandemia da covid-19, as tradicionais festas juninas voltaram a figurar no calendário cultural de Uberlândia. A retomada dos arraiais presenciais anima os comerciantes da cidade, que esperam aumentar o faturamento nos próximos dois meses com a venda de produtos e artigos típicos da época de São João.

Proprietária da loja Lili Festeira, Eliane Freitas de Andrade acredita em uma alta de pelo menos 20% no número de vendas no mês de junho. Segundo ela, a maior movimentação no estabelecimento já é nítida desde o fim de maio, quando começaram as primeiras comemorações no município.

De acordo com ela, as dificuldades impostas pela pandemia mudaram o comportamento da população uberlandense. Em sua visão, o momento é propício para celebrar a vida, e nada é melhor do que fazer isso reunido com pessoas e comendo as comidas tradicionais da festa junina.

“A procura na loja está ótima, o pessoal está doido para sair de casa. Como o carnaval foi oficialmente cancelado, essa é a primeira festa que as pessoas estão se reunindo. Nós temos procurado atender os clientes da melhor forma possível e estamos conseguindo, nós até aumentamos o quadro de funcionários para darmos conta da demanda”, explicou.

Eliane também possui mais duas empresas integradas voltadas para produtos de festas. Além de vender fantasias juninas e chapéus na Lili Festeira, a empresária tem uma papelaria e uma confeitaria. Segundo ela, a procura também é muito grande nessa época do ano.

“Na papelaria o pessoal compra muito papel para fazer as bandeirinhas e decorações. Na loja de confeitaria tem muita procura pelo bolo de milho, chocolates e guloseimas no geral. Na Lili Festeira nós fazemos a venda de balões, tecidos e artigos mais comuns de festa junina. Nós também orientamos os clientes que querem fazer uma festa em casa entre amigos”, detalhou Eliane Freitas de Andrade.

FANTASIAS
Outro setor que também entra em alta durante as festas juninas é o de fantasias. A atendente da loja Faz de Conta, Angie Mendonça, disse que por conta da procura por roupas tradicionais da época, o estabelecimento precisa realizar atendimentos com hora marcada. Segundo ela, a empresa se preparou para aumentar o estoque e oferece vestidos para adultos e crianças.

“A procura aumentou muito na nossa loja desde o fim de maio. Nos últimos anos pré-pandêmicos, a movimentação geralmente começava apenas em junho. A loja está sempre cheia, sempre movimentada. Acho que todo mundo estava tão desesperado querendo tomar um caldo ou uma canjica, que as festas começaram mais cedo e a procura também. O movimento é muito constante”, disse.

No mercado desde 2002, a loja passou por dificuldades durante a covid-19 e precisou até mesmo mudar de endereço para se ajustar financeiramente. Com um estoque renovado, Angie Mendonça acredita que nos próximos dias as vendas serão ainda mais movimentadas.

“Foram anos muito difíceis, não tinha festa e nós precisávamos nos reinventar em vários aspectos. Estamos bem esperançosos com essa retomada. As festas juninas sempre são muito bacanas para nós. No ano passado já tivemos uma procura bem legal durante o Dia das Bruxas e esse ano deve ser ainda melhor”, detalhou a atendente.

ALIMENTOS
De acordo com Vitória Cornachioni, responsável pelo departamento de marketing da loja Nina Fest, os alimentos típicos das festas juninas são o carro-chefe do estabelecimento neste mês. Em conversa com a reportagem, ela explicou que, apesar de vender decorações, bandeirinhas e vestidos de quadrilha, os doces são os produtos mais procurados pelos clientes.

“Os produtos alimentícios são os mais procurados neste mês. O pessoal tem procurado muito por produtos prontos, como a paçoca, o amendoim, bananada e outros. Mas a gente também vende muitos outros itens nessa época do ano. Nós ficamos dois anos sem festa junina, então as pessoas estão querendo festar”, falou.

Segundo Vitória, a movimentação na Nina Fest aumentou já no início de maio, com as organizações das barraquinhas de igrejas e, especialmente, das Organizações Não-Governamentais (ONGs). Com a retomada das atividades, a profissional também espera uma elevação no volume de vendas para os dois próximos meses.

“Graças a Deus as vendas voltaram a crescer. Com essa volta das festas, a gente vê uma diferença no número de vendas tanto na loja física quanto de maneira online. Ficamos dois anos sem comemorar nada, então qualquer coisinha já é motivo de comemoração”, disse Vitória Cornachioni.

PROGRAMAÇÃO
Confira abaixo a programação de algumas festas juninas que estão acontecendo na cidade.

Festa Junina do Umuarama - drive thru e delivery 
Dias: 10, 11 e 12 de junho 
17, 18 e 19 de junho 

Arraiá da Guadalupe
Local: Comunidade Nossa Senhora Guadalupe - avenida Iraque, nº 222, bairro Laranjeiras 
Dias: 3, 4, 5, 10, 11, 12 de junho 

Ação Moradia 
Local: Praça Sérgio Pacheco (11 e 12 e 18 e 19 de junho)
Local: Uberlândia Shopping (24, 25 e 26 de junho) (1º, 2 e 3; 8, 9 e 10 de julho)
Das 18h às 0h

Festa Junina Jardim Holanda 
Local: avenida Alameda Lobato, nº 10, bairro bairro Jardim Holanda  
Dias: 9, 10, 11 e 12 de junho 

Nossa Senhora das Dores 
Local: rua Dom Barreto, nº 60, bairro Fundinho, próximo a antiga biblioteca
Dias: 10, 11 e 12 de junho 

Festa em honra a Santo Antônio 
Local: rua José Carrijo, nº 1305, bairro Santa Mônica 
Dias: 9 a 13 de junho


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

VEJA TAMBÉM:
 

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90