Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/05/2022 às 11h40min - Atualizada em 30/05/2022 às 11h40min

Prefeitura faz alerta sobre baixa adesão a campanhas de vacinação contra sarampo e influenza

Mais de 40 mil crianças e 60 mil idosos não garantiram imunização contra a gripe; ações seguem até o fim da semana

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Município terá horário estendido nas UBSs Brasil e Tocantins I Foto: Araípedes Luz/Secom/PMU

As campanhas de vacinação contra a influenza e o sarampo para o público-alvo terminam na sexta-feira (3), em Uberlândia. Até o momento, foram aplicadas 68 mil doses da vacina contra a gripe e 16 mil contra o sarampo. De acordo com o Município, a procura está abaixo do ideal.

Em relação à vacinação contra o vírus Influenza, são 40 mil crianças e 60 mil adultos que ainda estão desprotegidos. Contra o sarampo, ainda faltam 48 mil crianças e 18,5 mil profissionais de saúde. A baixa adesão da população nas duas campanhas de vacinação é um cenário preocupante, segundo a coordenadora do Programa de Imunização, Claubia Oliveira.

“Quando a gente olha para a vacinação contra a Influenza, temos apenas 15% das crianças vacinadas e 43% dos idosos. No sarampo não é diferente, porque a meta dos dois grupos que devem tomar está na média dos 25%. É uma adesão muito baixa em comparação com os anos anteriores e isso preocupa. Estamos falando de doenças que tem complicações graves e podem levar ao óbito”, pontuou.

A vacina da gripe contempla os idosos (pessoas com 60 anos ou mais), forças armadas, motoristas, profissionais da educação da rede pública e particular, gestantes e puérperas, pessoas com comorbidades e deficiência e trabalhadores de saúde, que neste ano devem tomar também a vacina contra o sarampo juntamente com as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

LOCAIS DE VACINAÇÃO
Em Uberlândia, a vacinação ocorrerá em todas as salas de vacinação do Município. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) será das 8h às 18h. Já nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) será das 7h30 às 16h30. Nas salas de vacina das Unidades de Atendimento Integrados (UAIs) o atendimento acontecerá das 8h às 20h. Para atender melhor os trabalhadores, haverá horário estendido das 8h às 20h também nas UBSs Brasil e Tocantins.

As vacinas contra a covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, na população a partir de 12 anos de idade. No entanto, é importante que seja priorizada a administração da vacina Covid-19, para as crianças de cinco a 11 anos de idade contempladas nos grupos prioritários para a influenza. Nestas situações, deve-se agendar a vacina influenza, respeitando o intervalo mínimo de 15 dias entre as vacinas.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Mais dois óbitos e 305 casos de covid-19 são confirmados em Uberlândia

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90