Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/05/2022 às 08h00min - Atualizada em 05/05/2022 às 08h00min

Falta de chuva provoca queda da umidade relativa do ar em Uberlândia

Na última semana, a cidade registrou índice de 26%; inverno deste ano deve ser ainda mais seco

SÍLVIO AZEVEDO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Falta de chuvas em março e abril contribuiu para queda da umidade nos últimos dias | Foto: PMU/Divulgação
Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que a umidade relativa do ar em Uberlândia chegou a 26%, na última semana, o que é considerado um quadro preocupante segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a previsão para o ano de 2022, o índice deve ficar ainda menor com a proximidade do inverno que começa oficialmente em junho. 
 
Segundo o climatologista Lanzoerques Júnior, o tempo seco é característica do final de outono e início de inverno. Neste ano, o que contribuiu para a queda da umidade nos últimos dias foi a falta de chuvas nos meses de março e abril. 
 
De acordo com dados repassados pelo climatologista, em janeiro e fevereiro de 2022 choveu, respectivamente, 305 e 296,8 milímetros. A quantidade foi maior se comparada aos mesmos períodos do ano passado, quando foram registrados 132,6 milímetros de chuva em janeiro e 245,6 em fevereiro. 
 
Contudo, os índices de março e abril deste ano foram menores do que os registrados em 2021, quando foi considerado um ano de escassez hídrica. Confira a tabela abaixo: 
Analisando os dados, o climatologista acredita que o inverno de 2022 apresentará porcentagens de umidade do ar mais baixas. “Se a gente vem de meses que já contam com a seca, é esperado que isso continue e piore nos próximos meses”, afirmou. 
 
Para Lanzoerques, o período de queimadas, que geralmente ocorre no inverno, pode ser preocupante, já que com elas o tempo tende a ficar ainda mais seco. Segundo ele, em 2021, a umidade mínima em maio foi 18%, em junho chegou a 13% e no dia 30 de julho chegou a 7%. “Isso é nível de deserto como o Atacama e o Saara”, finalizou.
 
CUIDADOS
Para minimizar os efeitos da baixa umidade relativa do ar, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu alguns cuidados que as pessoas podem tomar.
 
Em casos de índices que variam entre 30% e 21%, que é considerado estado de atenção, deve-se evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h, umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, entre outros. Além disso, sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol e consumir água à vontade.
 
Entre 20% e 12%, estado de alerta, deve-se suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h, evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para olhos e narinas.
 
Já quando a umidade relativa do ar estiver abaixo dos 12%, que é considerado estado de emergência, deve-se interromper qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h, como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, suspender atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados entre 10h e 16h, e manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças.

FRENTE FRIA

A aproximação de uma frente fria no Triângulo Mineiro derrubou os termômetros em Uberlândia nesta semana. O tempo amanheceu nublado nesta quarta (4), com temperaturas na casa dos 16ºC, de acordo com o Clima Tempo. No início da manhã desta quinta (5), a mínima chegou a 13ºC. 
 
Segundo uma estimativa do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), a frente fria pode provocar tempestades não severas em todo o Triângulo Mineiro, mas sem volumes significativos. De acordo com o Clima Tempo, Uberlândia deve registrar uma queda de temperaturas. 
 
O clima mais ameno deve permanecer até o fim de semana. Na sexta, as temperaturas devem oscilar entre 14ºC e 28ºC. No sábado (7) e no domingo (8), o tempo deve ficar aberto, com temperaturas variando entre 16ºC e 29ºC.

Confira a previsão completa:
 
Quinta (5)
Sol e aumento de nuvens pela manhã. Pancadas de chuva à tarde e tempo aberto à noite.
Mínima: 15ºC
Máxima: 26ºC
 
Sexta (6)
Sol o dia todo sem nuvens. Noite de tempo aberto sem nuvens.
Mínima: 14ºC
Máxima: 28ºC
 
Sábado (7)
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Mínima: 16ºC
Máxima: 29ºC
 
Domingo (8)
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Mínima: 16ºC
Máxima: 29ºC


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

VEJA TAMBÉM:

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90