Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/04/2022 às 11h00min - Atualizada em 24/04/2022 às 11h00min

5G em Uberlândia: entenda como a tecnologia deve transformar o cotidiano

Velocidade de transmissão é 10 vezes superior ao 4G; Algar tem planos de expansão para 2023

SÍLVIO AZEVEDO
Frequência de 2,3ghz já traz mais agilidade em smartphones | Foto: Agência Brasil
Uberlândia foi uma das primeiras cidades do interior do Brasil a implantar a tecnologia 5G, em novembro de 2021.  O recurso, que já está disponível em pelo menos 22 bairros, por enquanto opera com a velocidade mais básica, na frequência 2,3ghz. Embora funcione ainda com a capacidade mínima comparado ao que é capaz de atingir, o 5G já pode ser considerado uma internet 10 vezes mais rápida e deve transformar o cotidiano, permitindo, por exemplo, que cirurgias e outras operações remotas possam ser realizadas sem intercorrências. 

É o que aponta o coordenador dos Cursos de Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica da faculdade Uniube Uberlândia, Stéfano Schwenck Borges Vale Vita. Segundo o especialista, a grande vantagem desta tecnologia está na taxa de resposta, que é chamada de latência. “Será uma mudança no sentido de que a resposta será mais rápida. O delay diminui muito. Por exemplo, uma cirurgia, ou conexão de alguma coisa remota. Atualmente acontece muito isso, vai ter menos delay, porque é uma característica da 5G uma menor latência, diminui esse atraso”, afirmou.

Outro ponto favorável está na estabilidade de conexões, fundamental para quem utiliza a internet, seja no lazer ou no trabalho. No entanto, para ter acesso ao benefício, é possível que alguns aparelhos precisem ser substituídos. “A pessoa terá que mudar equipamentos eletrônicos, como celular, para poder fazer o 5G funcionar, pois terão que ser preparados para a tecnologia. O meio ambiente também será impactado. O gasto [com energia] diminuirá em média 90% em vista do 4G”, explicou Stéfano.

Ainda de acordo com professor universitário, atualmente os processos do celular exigem muito do chip. Com a mudança para o 5G, esse processamento será feito na nuvem (informações armazenadas em um servidor conectado à internet), que somente será possível com uma boa conexão.

“Uma das coisas que podemos falar é que a 4G atende muito bem, de certa forma. Mas com o passar do tempo, de 10 anos pra cá, o volume de consumo de dados das pessoas aumentou muito. Para manipular essa quantidade de dados, é preciso de uma conexão forte. E isso só vai aumentando, com redes sociais, serviços de streaming, jogos. E só com uma tecnologia como a 5G pode suportar essa demanda”, detalhou o especialista. 

ALGAR
Em novembro de 2021 a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou o leilão de frequências da tecnologia 5G e uma das vencedoras foi a Algar Telecom, que adquiriu sete lotes nas frequências 2,3ghz, 3,5ghz e 26ghz. A empresa foi a pioneira de implantação do 5G no Brasil, colocando o serviço em operação na frequência 2,3ghz no dia 15 de novembro, dois dias após assinar o contrato com a Anatel. 

Em Uberlândia, 22 bairros são atendidos com a tecnologia 5G da Algar, entre eles: Aclimação, Paradiso, Granja Marileusa, Buritis, Alto Umuarama, Umuarama, Marta Helena, Brasil, Tibery, Santa Monica, Centro, Martins, Tubalina, Gávea, Jardim das Acácias, Jardim Karaíba, Nova Uberlândia, Jardins Barcelona, Jardins Gênova, Gávea Sul, Chácaras Ibiporá e Shopping Park. 

De acordo com o diretor de relacionamento com o mercado da Algar, Gerson Sebastião de Souza, a empresa já havia se preparado para a implementação da tecnologia. “De imediato, essa frequência de 2,3ghz é a que vai levar velocidade para os smartphones que conseguem trabalhar nessa nova frequência. Se a velocidade máxima que a gente conseguia no 4G, em condições excelentes, era em torno de 40mb/s, na 2,3ghz do 5G, conseguimos chegar a 400mb/s, 10 vezes mais que o 4G mais avançado que a gente tinha”, explicou.

Ainda segundo Gerson, a implantação das outras frequências será gradativa e a velocidade de 2,3ghz estava pronta para ser implementada, por isso foi feita tão rapidamente. “A questão é que a implantação de cada um deles a gente depende de algumas circunstâncias. Como a empresa já vinha trabalhando previamente nisso, a gente estava com a rede preparada e passamos a equipar nossas torres para recebimento dos equipamentos novos do 5G na frequência de 2,3ghz”, disse.

Ainda de acordo com o diretor de relacionamento, a empresa trabalha na expansão dos serviços de 5G em outras cidades e, para o ano que vem, está prevista a ativação da frequência 3,5ghz, que terá velocidade superior a 600mb/s. Mas, segundo Gerson, a revolução será com a 26ghz.

“Enquanto o 4G, o tempo de resposta é na faixa de 40 milissegundo (ms), que já é muito rápido, o 5G baixa para 4ms, ou menos. Quase uma comunicação instantânea. Vai mudar bastante quando se dizer com aplicações como cirurgias robóticas. A grande dificuldade de, por exemplo, um médico em São Paulo operando um paciente em Uberlândia. Vai ser possível. Hoje não é possível porque existe uma latência entre o comando e o que o robô executa, pode existir um desconforto no profissional. Com o 5G isso não existe”, exemplificou.

Mas, ainda não existe prazo para que a frequência de 26ghz seja oferecido, pois alguns investimentos deverão ser necessários antes que o serviço entre em operação. “A Algar vai trabalhar com o melhor tempo possível. Ela já foi adquirida, já podemos operar, mas precisa de uma série de melhorias na estrutura, negociação de fornecedores, pois ela trará grande mudança no uso dos dispositivos e em outros setores da sociedade. A velocidade do 26ghz vai chegar a 1gb/seg de velocidade de download”, disse Gerson.



Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90