Município recebeu mais de 600 mil turistas em 2021 | Foto: PMU/Divulgação
De acordo com o Mapa do Turismo Brasileiro 2022, divulgado pelo Ministério do Turismo (MTur), Uberlândia está entre as cidades mais bem preparadas para receber turistas do país e estrangeiros, sendo classificada na categoria A. Este é o segundo levantamento consecutivo em que o município recebe a classificação.
No estado de Minas Gerais, entre 567 cidades cadastradas no Mapa do Turismo, apenas três municípios foram classificados na categoria A, incluindo Uberlândia, Belo Horizonte e Poços de Caldas. Conforme o ranking, Uberlândia recebeu mais de 584 mil visitantes domésticos e 18 mil internacionais em 2021. A cidade conta com 54 estabelecimentos de hospedagens, que geram 907 empregos diretos.
De acordo com a secretária municipal de Cultura e Turismo, Mônica Debs, o reconhecimento em nível nacional de Uberlândia é motivo de muita comemoração pela administração municipal. “Recebemos esta classificação com muita honra e estamos preparados para recebermos os turistas em vários tipos de evento, com estrutura e logística adequadas”, disse.
MAPA DO TURISMO BRASILEIRO O Mapa do Turismo Brasileiro agrega municípios que consideram o setor turístico estratégico para o desenvolvimento. Nele, as cidades são classificadas entre A e E. De posse desta classificação, o gestor público pode avaliar o desempenho do seu município no turismo, orientando ações para o desenvolvimento do setor.
A classificação leva em consideração itens como quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos nestes estabelecimentos, estimativas de visitantes domésticos e internacionais realizadas pelo MTur e arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagem informada pela Receita Federal.
As inscrições para fazer parte do ranking foram feitas pelas cidades na plataforma Sismapa, do MTur, entre fevereiro e março deste ano, e a divulgação aconteceu no final de março. Para se cadastrar, os municípios tiveram que atender a critérios como possuir um órgão de turismo e orçamento definido para investimentos, e ter Conselho Municipal de Turismo ativo.