Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/04/2022 às 08h30min - Atualizada em 17/04/2022 às 08h30min

Uberlândia está entre as cidades mais bem preparadas para receber turistas, aponta levantamento

Cidade foi classificada na categoria “A” do Mapa do Turismo Brasileiro 2022

DA REDAÇÃO
Município recebeu mais de 600 mil turistas em 2021 | Foto: PMU/Divulgação
De acordo com o Mapa do Turismo Brasileiro 2022, divulgado pelo Ministério do Turismo (MTur), Uberlândia está entre as cidades mais bem preparadas para receber turistas do país e estrangeiros, sendo classificada na categoria A. Este é o segundo levantamento consecutivo em que o município recebe a classificação.

No estado de Minas Gerais, entre 567 cidades cadastradas no Mapa do Turismo, apenas três municípios foram classificados na categoria A, incluindo Uberlândia, Belo Horizonte e Poços de Caldas. Conforme o ranking, Uberlândia recebeu mais de  584 mil visitantes domésticos e 18 mil internacionais em 2021. A cidade conta com 54 estabelecimentos de hospedagens, que geram 907 empregos diretos.

De acordo com a secretária municipal de Cultura e Turismo, Mônica Debs, o reconhecimento em nível nacional de Uberlândia é motivo de muita comemoração pela administração municipal. “Recebemos esta classificação com muita honra e estamos preparados para recebermos os turistas em vários tipos de evento, com estrutura e logística adequadas”, disse.

MAPA DO TURISMO BRASILEIRO
O Mapa do Turismo Brasileiro agrega municípios que consideram o setor turístico estratégico para o desenvolvimento. Nele, as cidades são classificadas entre A e E. De posse desta classificação, o gestor público pode avaliar o desempenho do seu município no turismo, orientando ações para o desenvolvimento do setor.

A classificação leva em consideração itens como quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos nestes estabelecimentos, estimativas de visitantes domésticos e internacionais realizadas pelo MTur e arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagem informada pela Receita Federal.

As inscrições para fazer parte do ranking foram feitas pelas cidades na plataforma Sismapa, do MTur, entre fevereiro e março deste ano, e a divulgação aconteceu no final de março. Para se cadastrar, os municípios tiveram que atender a critérios como possuir um órgão de turismo e orçamento definido para investimentos, e ter Conselho Municipal de Turismo ativo.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90